Durante a 7ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Pedro Régis, realizada nessa segunda-feira (12), o vereador Gean Régis usou a tribuna para se retratar após uma declaração polêmica que gerou forte repercussão.
Em uma fala anterior, o vereador afirmou que “crianças autistas são doentes”, o que foi amplamente criticado por familiares, defensores dos direitos das pessoas com deficiência e pela população em geral.
Sua fala foi considerada preconceituosa e desinformada, já que o autismo não é uma doença, mas sim uma condição do neurodesenvolvimento. Especialistas destacaram a importância de combater esse tipo de desinformação, que reforça estigmas e prejudica a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em sua retratação, Gean Régis afirmou que sua fala foi equivocada e não teve a intenção de ofender.
“Eu queria usar a palavra para corrigir na minha fala, quando eu falei que o autista era um tipo de doença. Mas na verdade são crianças especiais e não foi com maldade. No calor do assunto, terminei falando isso, mas pedi desculpas a todas as mães e principalmente as criancinhas, que tem criança. A gente não sabe o que chega. Eu mesmo tenho um bebê com um ano de idade, e até pelo que eu fiquei sabendo que a partir dos dois anos, três anos, que começa a ser identificado esse tipo de problema, Então, muito obrigado.”, disse.
Por: Napoleão Soares