O Estado da Paraíba vem se destacando na produção de cachaça em várias cidades, da zona da mata ao sertão. Areia, capital paraibana da cachaça, reúne o maior número de engenhos, com cachaças premiadas no Brasil e internacionalmente. O destilado paraibano tem conquistado qualidade de exportação. E todo esse cenário tem impactado positivamente na atração de um turismo voltado a experimentar nosso destilado mais famoso.
Pensando em melhorar o conhecimento de pessoas que integram nosso trade turístico, por mais um ano, está sendo oferecido o curso de sommelier de cachaça. O curso está dentro da programação do Areia Mostra Cachaça e acontece no Hotel Triunfo, em Areia.
A Formação Profissional de Sommelier de Cachaças promove uma imersão no mundo dessa bebida, por meio de conhecimentos da história, do mercado, dos processos de produção, avaliações sensoriais, harmonização com comidas e bebidas, conhecimentos técnicos e de legislação do setor.
O objetivo é capacitar, desde profissionais do mercado – garçons, bartenders, maitres, gerentes e proprietários de estabelecimentos – até o apreciador comum, interessado em aprofundar seus conhecimentos sobre a cachaça, fornecendo-lhes informações e conhecimentos pertinentes que contribuam para o desenvolvimento profissional, valorização, consumo responsável e reconhecimento da riqueza sensoria, cultural e histórica do nosso destilado nacional.
O curso será dividido em sete aulas, durante três dias, perfazendo um total de 24 horas, nos dias 25, 26 e 27 de abril.
Durante o curso, o aluno vai percorrer as muitas possibilidades da cachaça, indo desde os conceitos técnicos da legislação pertinente, passando por análises sensoriais, drincologia, serviços de bar, harmonização com alimentos e processos de produção.
As exposições serão feitas de modo presencial, com a utilização de recursos áudio- visuais, além de atividades de análise sensorial, degustação e harmonização.
O foco é fazer com que o aluno tenha o máximo possível de vivência prática, adequando a carga teórica obtida às realidades efetivas, transformando teoria em conhecimento.
• Dia 25/04 – Manhã
História da Cachaça
Legislação da Cachaça
Tarde: Análise Sensorial I
• Dia 26/04 – Manhã (visita técnica)
Tarde
Elaboração da Carta das Cachaças
Harmonização de cachaças com comidas e beidas preparadas no local
• Dia 27/04 – Manhã: Análise Sensorial II
Tarde:
Como construir uma carta de cachaças
Drincologia com Cachaças
O curso será ministrado por quatro especialistas, com atividades distintas, porém, complementares, no que se refere à potencialização de aprendizado do aluno sobre as várias possibilidades que a cachaça pode ter.
Murilo Coelho
Especialista em blends de cachaças, mestre alambiqueiro e mestre Cachacier pelo Cana Brasil, é produtor de cachaça e proprietário do Engenho Nobre, em Cruz do Espírito Santo, onde produz as premiadas cachaças Nobre.
Moisés Araújo
Bartender profissional, instrutor de drincologia, barista e mixologista pela Faculdade Senac e há mais de dez anos atuando no setor de alimentos e bebidas e na valorização da cachaça na drincologia, criando drinks com insumos regionais.
Adilson Santana
Eco-Cozinheiro, voltado à alimentação saudável e sustentável, com formação em Gastronomia pela Faculdade Senac, atualmente é líder da Comunidade Slow Food Parahyba, professor de Gastronomia e CEO da Escola de Profissões e Nogócios.
Maurício Carneiro
Sommelier de Cachaças e consultor na área de legalização de alambiques junto ao Ministério da Agricultura, pesquisador sobre a cachaça, palestrante sobre história da cachaça e processos produtivos, jurado de concursos. Preside a Confraria Paraibana da Cachaça.
Ainda há vagas para o curso. As inscrições podem ser feitas por meio do número: 83 99931-9862.
Parlamento PB