Lionel Messi escreveu o seu nome na história do futebol mundial com o título conquistado pela Argentina neste domingo, na vitória diante da França, na Copa do Mundo 2022. Aos 35 anos, o camisa 10 retira-se da seleção com o título tão sonhado, que ele havia visto escapar em 2006, 2010, 2014 (com um vice) e 2018.
Ao longo da competição no Catar, onde teve o seu melhor desempenho em Copas, Messi foi quebrando marcas: de jogos, de gols, de assistências e outras que ninguém sabia que existiam.
Abaixo, o ge lista algumas marcas que Messi escreveu na Copa do Mundo em que virou herói:
Argentina x França, estádio Lusail, Lionel Messi comemora gol de pênalti — Foto: REUTERS/Carl Recine
1- Cinco Copas
Ao entrar em campo contra a Arábia Saudita, na estreia do Mundial, Messi entrou num grupo de oito jogadores com cinco Copas disputadas. Além dele, estão os mexicanos Antonio Carbajal, Rafa Márquez, Guillermo Ochoa e Andrés Guardado, o português Cristiano Ronaldo, o italiano Gianluigi Buffon e o alemão Lothar Matthäus.
2- Mais jogos em Copas
Citado acima, o alemão ficou para trás na marca de jogador com mais partidas em Copas do Mundo. Na final contra a França, Messi chegou a 26 partidas em Copas e se tornou o jogador de futebol com mais participações no torneio. A marca era de Lothar Matthäus, que tem 25 jogos em cinco Copas (1892, 1986,1990, 1994 e 1998). O alemão foi campeão em 1990 e ficou com o vice em 1982 e 1986.
- Messi (Argentina) – 26
- Lothar Matthäus (Alemanha) – 25
- Miroslav Klose (Alemanha) – 24
- Paolo Maldini (Itália) – 23
- Cristiano Ronaldo (Portugal) – 22
3- Maior capitão em Copas
Na semifinal contra a Croácia, Messi superou o mexicano Rafa Márquez no número de jogos como capitão de sua seleção. O mexicano usou a tarja em 18 jogos, enquanto Messi chegou a 20 na partida contra a França. Ninguém foi capitão mais vezes por uma seleção nacional em Copas do Mundo.
4 – Mais gols pela Argentina em Copas
Messi marcou sete gols na Copa do Mundo do Catar e chegou a 13 no total, com os seis que já tinha nas outras Copas. Assim, deixou para trás até Pelé e também Gabriel Batistuta, ex-atacante que por 20 anos defendia seu recorde. Nas oitavas de final, contra a Austrália, Messi já havia ultrapassado Diego Maradona e Guillermo Stabile, com oito. Eles são seguidos de Mario Kempes, com seis, e Gonzalo Higuaín, com cinco.
5 – Jogador em atividade com mais gols em Copas
A Copa do Mundo acabou, e Messi não alcançou o alemão Miroslav Klose, o maior artilheiro das Copas, com 16 gols. Mas, atualmente, tem a marca de jogador em atividade com mais gols em Copas, já que todos os que estão à sua frente já estão aposentados.
- Miroslav Klose (Alemanha) – 16 gols
- Ronaldo (Brasil) – 15 gols
- Gerd Müller (Alemanha) – 14 gols
- Just Fontaine (França) – 13 gols
- Messi (Argentina) – 13 gols
- Pelé (Brasil) – 12 gols
6 – Mais minutos em Copas
Você gostaria de jogar uma Copa do Mundo mesmo que por 1 minuto? O recorde de minutos em Copas pertencia ao histórico zagueiro italiano Paolo Maldini, com 2.217. Messi terminou a final da Copa do Mundo com 2.324 somados, incluindo os 120 da prorrogação contra a França.
7 – Garçom em cinco Copas
Messi é o único jogador da história a registrar assistências para gols em cinco Copas do Mundo. Os que mais se aproximam desse número são Pelé, Grzegorz Lato, Diego Maradona e David Beckham, que contabilizaram assistências em três edições do Mundial.
8 – Marca bastante específica
Messi é o único jogador que marcou na Copa do Mundo antes dos vinte anos de idade, durante os vinte anos de idade e na década seguinte, durante os trinta. Pelé perdeu a oportunidade de ter a mesma marca por apenas quatro meses (foi campeão em 1970 com 29 anos).
9 – O homem do (s) jogo (s)
Messi foi eleito cinco vezes o melhor em campo nos sete jogos da Argentina — Foto: Divulgação
O prêmio de Homem do Jogo, que começou a ser concedido na Copa de 2002, foi dado a Messi 11 vezes, mais do que a qualquer jogador. No Catar, ele recebeu o prêmio cinco vezes, uma a mais na comparação com as honrarias obtidas no Mundial de 2014.
10 – Gols quase sempre
Messi é o jogador que fez gol em mais jogos de Copa do Mundo (11), igualando o recorde de Ronaldo Fenômeno e Miroslav Klose.
11 – Melhor da Copa duas vezes
Messi foi eleito melhor jogador do Mundial em 2014 e 2022. Desta vez, com gosto bem mais saboroso e a taça da Copa do Mundo nas mãos. Nenhum outro jogador conseguiu essa honraria mais de uma vez.
GE