A cidade de Itapororoca celebrará, na tarde deste domingo (11), os 10 anos de páscoa de Irmã Noemi Cavagna, onde será realizada uma programação entre as 15h e 17h30, com o translado de seus restos mortais, a Santa Missa e acolhida de visitantes da Itália.
Considerada Santa, por bênçãos e milagres alcançados e associados a intercessão da mesma, Irmã Noemi dedicou sua vida ao próximo, tomando por base o carisma, e sempre lutou pela promoção de igualdade social e oportunidades aos desvalidos, aqueles irmão que viviam em extrema pobreza.
Segundo o padre da Comunidade Católica da Paróquia de São João Batista do município, Valderedo, a “Irmã das Lutas Sociais”, lutou por moradia digna, saneamento, abastecimento d’água, educação de qualidade, combate à fome, acesso a Saúde Pública dentre outras diversas pautas, era uma religiosa pautada no Orar e na Ação.
“Nossa comunidade está em festa por poder receber Irmã Noemi, que está no céu intercedendo por todos nós. Faremos um lindo momento para poder homenageá-la da maneira que ela merece”, disse padre Valderedo.
Ainda de acordo com o padre, a partir das 15h será realizado o translado de seus restos mortais do Cemitério Local de São João Batista, para Igreja Nossa Senhora da Paz. Às 16h haverá uma Santa Missa solene pelos 10 anos de vida eterna e a programação será finalizada às 17h30 com a acolhida aos irmãos em Cristo da Itália, João Pessoa, Alagoa Grande e Itapororoca.
Conheça um pouco da história de Irmã Noemi
Nascida em 28 de maio de 1937, na cidade de Pilcante Ala, Trento, na Itália, Irmã Noemi é filha de Maria Azzetti e Giacomo Cavagna, e ainda adolescente descobriu sua vocação para a vida religiosa e, no ano de 1951, ingressou na Congregação Caridade do Sagrado Coração – Irmãs de Padre Mazza, em Verona, na Itália.
Dando início às suas missões, em agosto de 1980, juntamente com mais duas Irmãs Mazzianas, Rosa Melucci e Nella Vanzo, vieram para o Brasil, para servir ao povo brasileiro. Veio para servir ao povo nordestino, tão sofrido e carente, não somente de pão, mas de amor, de compreensão, de educação. Foi assim que a população da cidade de Itapororoca foi a primeira a acolher as irmãs mazzianas em fevereiro 1981.
Inspirada na história e exemplo de Padre Mazza, Irmã Noemi buscou sempre valorizar a todos que encontrava através de seus próprios dons, afim de que estas pessoas alcançassem, com seus próprios esforços, a sua dignidade e sustento. E também ensinava que todos deveríamos nos amar e servir uns aos outros, e não somente pensar em si próprios.
Blogchicosoares.com