Nesta terça-feira (15) o deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) usou seu espaço no Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para falar sobre a situação do Hospital Padre Zé. O parlamentar visitou a unidade de saúde na semana passada, na ocasião conversou com o gestor, o padre Egídio de Carvalho, sobre as necessidades da instituição. Wilson Filho protocolou na Casa de Epitácio Pessoa o Requerimento 87/2023, que solicita a realização de uma Sessão Especial para discutir com os órgãos da Saúde do Estado e dos municípios da região metropolitana alternativas para ajudar a unidade.
“O Hospital Padre Zé tem mais de 80 anos de serviços prestados à população paraibana. Pude conferir de perto o trabalho desenvolvido no local, os recursos são geridos de maneira exemplar, mas tem muito a se fazer e nós e a sociedade precisamos nos unir nessa causa. Além do material que a instituição precisa para desenvolver suas atividades, existe um tomógrafo novinho, que precisa de recursos para funcionar e na visita me comprometi a fazer com que esse equipamento, que vai ajudar tanta gente, possa funcionar em breve. Tenho certeza que as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde vão nos ajudar nisso”, destacou Wilson Filho.
O Hospital Padre Zé conta com 120 leitos, atualmente 90% das internações são de pacientes idosos ou que estão em cuidados paliativos de saúde. Entre as necessidades, fralda geriátrica e leite. “Também lidamos em alguns casos com um certo abandono de idosos. As famílias deixam aqui, com um tempo deixam de vir visitar, de trazer material de higiene, às vezes claro, não tem condições financeiras, mas em alguns casos seria possível ajudar, mas o pessoal deixa mesmo de vir. Então nossa equipe de funcionários dão todo o suporte que podem. A gente de vez em quando faz algumas campanhas de doação, pedindo esses materiais, mas o fluxo de saída de fraldas e leite, é muito grande para atender a demanda”, destacou o padre Egídio.
Parlamento Jovem – Durante a reunião desta terça da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), os estudantes de Direito da UFPB estiveram presentes. Dentro do projeto Parlamento Jovem, promovido pelo deputado estadual Wilson Filho, que preside a Comissão, os acadêmicos do curso estão tendo como conhecer de perto a prática da atividade legislativa.
“Essa oportunidade será de grande valia para o nosso conhecimento. Agradecemos ao deputado estadual Wilson Filho, por abrir as portas da Assembleia para nós, ainda mais na CCJ, a Comissão mais importante da Casa. Estamos empolgados e dispostos a aproveitar ao máximo”, destacou João Pedro Uchôa, presidente do Diretório Acadêmico Tarcísio Burity, da UFPB.
Os estudantes também terão acesso ao curso de Processo Legislativo promovido pela Escola do Legislativo da Paraíba (Elegis-PB). Outras instituições também serão contempladas gradativamente. “A nossa CCJ, a Assembleia, estão de portas abertas para receber os estudantes que queiram conhecer o funcionamento da Casa. Faz parte do papel social, enquanto parlamentar e também advogado, proporcionar essa oportunidade”, destacou o deputado.
Assessoria