Foi concluída esta semana a série de encontros entre os gestores escolares das escolas estaduais e a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. As iniciativas fazem parte do modelo de gestão adotado pelo secretário da pasta e deputado estadual licenciado Wilson Filho (Republicanos) e tiveram como objetivo principal aproximar a gestão escolar da Secretaria, além de dar celeridade na resolução de demandas pedagógicas e estruturais. Todos os diretores das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) foram convidados no decorrer do último ano para o diálogo na Secretaria. A taxa de participação foi de 95,11%, com a presença de 568 gestores escolares. Os que não puderam participar, em sua maioria, enviaram representantes das escolas, ou seja, toda escola estadual da Paraíba teve a oportunidade de expor suas conquistas e necessidades junto ao secretário e equipe da SEE-PB.
Em todos os encontros, Wilson Filho convocou os principais gerentes envolvidos no trabalho escolar, a exemplo de todo o setor pedagógico da pasta, de obras, transporte escolar, cooperação com os municípios e demais gerências operacionais. Durante as reuniões, cada diretor teve a chance de apresentar seus relatórios de gestão, bem como os pontos onde precisariam do apoio da Secretaria para a solução de desafios. A rodada de diálogo foi concluída com a 6ªGRE nesta quarta-feira (05), com sede em Patos. Todos os diretores da regional se fizeram presentes no encontro e comemoraram, entre as conquistas, a participação expressiva da Gerência nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB.
“É motivo de muita alegria para todos nós que fazemos a Educação da Paraíba, porque tivemos a chance de olhar nos olhos de cada diretor de escola estadual e isso importa muito. São trabalhadores dedicados pela nossa educação e que, apesar de atuar nas escolas há muito tempo, a esmagadora maioria nunca tinha tido a chance de conhecer de perto como funciona o trabalho da Secretaria. Essa ideia de encontro nasceu exatamente da necessidade que enxergamos, ainda em 2024, quando assumi a pasta, de aproximar esse trabalho. Percebi que havia um distanciamento entre a gestão escolar e a pasta e encontrei nesses diálogos uma maneira de acabar com essa barreira invisível que prejudicava a agilidade no trabalho de todos. Hoje temos todos os gestores alinhados, falando a mesma língua e atuando em conjunto com a Secretaria, porque além da presença constante dos secretários nas escolas, precisávamos que os gerentes da pasta estivessem diariamente inseridos no ambiente escolar”, explicou Wilson Filho.
A gerente da 6ª GRE, Genilúcia Medeiros, destacou o novo ritmo emplacado na SEE-PB após a chegada do secretário Wilson Filho. “É justamente esse olhar diferenciado que o secretário tem. Ele enxerga o desafio e não deixar passar, busca as estratégias necessárias para vencer o problema. Esse passo da comunicação, do contato foi muito importante, porque acabou aproximando todo mundo. Fomos a última gerência a estar aqui na Secretaria, mas desde que chegou ele já esteve na nossa sede mais de dez vezes, visitando escolas, conversando com professores e estudantes e isso faz a diferença. Alguns diretores com muitos anos de gestão, mais de dez até, nunca havia tido essa abertura”, destacou.
Wilson Filho e a Secretaria – O deputado se licenciou da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em junho do ano passado. Desde então, já conseguiu alguns marcos na sua atuação como secretário, a exemplo da criação e implementação do programa Passe Livre Estudantil e do programa Amanhã Digital, que tem revolucionado o uso da tecnologia no ambiente escolar a nível nacional. Além disso, foi responsável pela ampliação de iniciativas já existentes, mas que proporcionam um melhor engajamento estudantil, como o programa Primeira Chance, que oferece estágio para estudantes da rede estadual, matriculados em escolas técnicas e do Conexão Mundo, o programa de intercâmbio da SEE que, a partir da edição de 2025, conta com três novos países.
“Graças a confiança do governador João Azevêdo no nosso trabalho, tivemos a chance de criar novos programas e melhorar algumas iniciativas do Governo do Estado. Com isso também aperfeiçoamos as práticas pedagógicas, como por exemplo a Transforma Educação PB, uma formação inédita que obteve recorde de participação na rede estadual, com mais de 10 mil professores inscritos e que está prestes a ser concluída. Também realizamos uma formação sobre o uso de realidade virtual nas escolas. A Paraíba tem um governo que acredita e investe em educação, é deste modo que a gestão da Secretaria avança”, destacou Wilson Filho.
Assessoria







