Em uma fala que sacudiu os bastidores da política de Mamanguape, o vereador Mooacyr Cartaxo, o mais votado pela oposição e em seu primeiro mandato, subiu à tribuna da Câmara Municipal, Casa Senador Rui Carneiro para elogiar — sim, elogiar — a gestão do prefeito Joaquim Fernandes. E não foi um elogio tímido, não. Moca assim chamado pelos íntimos, parabenizou publicamente os 100 dias de gestão e destacou a aprovação de 70% alcançada por Joaquim segundo pesquisas recentes.
O gesto causou espanto geral, tanto no grupo de situação quanto no da oposição. Afinal, quem esperava ver Cartaxo afinado com o discurso do governo logo no início do mandato? A cena foi digna de novela política: olhares cruzados, cochichos nos corredores e um silêncio entre os vereadores.
Nos bastidores, a pergunta já ecoa em tom de especulação: Moca está preparando o terreno para aderir à base governista? Para muitos, o discurso foi mais do que um simples reconhecimento — foi um aceno, um sinal de que o jogo pode virar, e que o vereador está deixando as portas abertas para um possível realinhamento político.
A verdade é que Mooacyr Cartaxo vem surpreendendo. Dinâmico, participativo, presente tanto na zona urbana quanto na rural, o vereador tem feito um mandato que incomoda, principalmente os que subestimaram sua força política. Ele não se esconde, não foge de polêmica e, agora, mostra que sabe jogar com inteligência — e talvez até com um toque de malícia política.
Por: Napoleão Soares