O secretário de Administração da Paraíba, Tibério Limeira (PSB), celebrou os dados que colocam o estado na liderança do ranking nordestino com os menores índices de crimes patrimoniais. Segundo ele, o desempenho é fruto direto das políticas implementadas pela gestão do governador João Azevêdo (PSB), com destaque para concursos públicos, renovação dos efetivos e investimentos em tecnologia e valorização das forças de segurança.
“A Paraíba é hoje o melhor estado em termos de crimes patrimoniais no Nordeste. É o que tem menos crimes patrimoniais. São de cerca de 202 roubos para cada 100 mil habitantes. Enquanto tem estado do Nordeste com mais de 500, mais de 600”, afirmou Tibério. “É bom ter roubo? Não. Se a gente pudesse, queria roubo zero. Mas estar entre os melhores do país e ser o melhor do Nordeste demonstra que há uma efetividade no trabalho da segurança pública.”
O secretário ressaltou que, mesmo diante de desafios estruturais como a desigualdade social e a presença de facções criminosas, o estado tem feito o “dever de casa”, dentro de suas possibilidades orçamentárias e operacionais. “Estamos fazendo, efetivamente, o que está ao nosso alcance. O governo do estado tem mantido os índices em patamares aceitáveis”, acrescentou.
Tibério também anunciou que novos concursados da Polícia Militar serão empossados no segundo semestre, fortalecendo a atuação ostensiva. A renovação da Polícia Civil, com foco na investigação, completa o conjunto de ações que, segundo ele, têm garantido à Paraíba uma posição de destaque nacional na segurança pública.
Por: Napoleão Soares