A Prefeitura de Santa Rita realizou, nesta quinta-feira (6), mais uma grande ação do programa Saúde Já, oferecendo um mutirão gratuito de atendimentos na Praça Getúlio Vargas, no Centro. A iniciativa reuniu diversos serviços de saúde em um só lugar, beneficiando centenas de moradores.
A população contou com consultas médicas com clínico geral, urologista e ginecologista, além da presença das Carretas da Saúde, que disponibilizaram atendimentos de enfermagem, mamografia e exames de ultrassom. Também foram realizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação com imunizantes do calendário nacional.
A ação contou ainda com o serviço de Saúde Bucal, com atendimentos, agendamentos e ações educativas, e com o setor de Saúde Animal, que ofereceu vacinação antirrábica, testes de leishmaniose e orientações com médico veterinário. Além disso, houve atualização do Cartão SUS e atendimento da Central de Regulação.
O evento também marcou o lançamento da campanha do Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata. Com o tema “Homem que se previne vive melhor”, a programação destacou a importância do cuidado preventivo, com atendimento prioritário com clínico geral e urologista e orientações específicas para o público masculino.
Para o prefeito Jackson Alvino, o Saúde Já é um programa de governo que tem o objetivo de estar perto das pessoas, oferecendo mais atendimentos e serviços. “O Saúde Já é um programa de governo que tem o objetivo de estar perto das pessoas, oferecendo mais atendimentos e serviços. Essa é a forma que encontramos de cuidar da população de Santa Rita, levando saúde onde o povo está”, ressaltou.
Para o secretário de Saúde, Luciano Alvino, o programa aproxima o serviço público da população. “Aproveitamos essa oportunidade para lançar o Novembro Azul e reforçar o nosso compromisso com o cuidado. Nosso foco é esse: cuidar dos santarritenses, levando mais saúde e bem-estar a todos, com as carretas, com nossos profissionais e com atenção redobrada à população”, afirmou.
O taxista Marcos Freire de Almeida, de 45 anos, aproveitou o mutirão para se consultar com o urologista e realizar o exame PSA. “Muito bom ter essa ação pertinho da gente, com esse médico que eu estava precisando mesmo, pra fazer esse exame, que é tão importante. Eu até chamei meus amigos pra se consultar também, porque a gente, homem, tem que se cuidar”, contou.
A dona de casa Maria Dolores também aproveitou a ação para se consultar. “Eu moro aqui perto e corri pra praça pra me consultar com a ginecologista. Fui muito bem atendida e gostei demais, principalmente por ser pertinho de casa. Agradeço à Prefeitura e peço que tenha mais ações como essa”, disse.







