
O município de Rio Tinto atingiu a marca de 98,53% da cobertura vacinal na campanha nacional contra a poliomielite e o sarampo, para as crianças de um a menores de cinco anos de idade.
Das 1.424 crianças que precisavam tomar as vacinas até o encerramento da campanha, no último dia 31 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou 1.403, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de pelo menos 95%.
A coordenadora de vigilância em saúde do município, Gisele Aversari, comemorou o resultado alcançado e afirmou que isso é fruto de todo um planejamento adotado pela Secretaria e os esforços das equipes nas unidades de atendimento espalhadas por todo o município.
Dados preliminares indicam que a média nacional de vacinação chegou a 86%. Apenas seis estados atingiram a meta do Ministério da Saúde:
Com mais uma mobilização no sábado, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e o Sarampo alcançou mais de nove milhões e meio de crianças de um a menores de cinco anos em todo o país. Segundo dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) alimentado pelos estados, foram aplicadas em todo país mais de 19 milhões de doses das vacinas (9,6 milhões de cada vacina). A média nacional de vacinação está em 86%. Os estados do Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Sergipe já atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar, pelo menos, 95% do público-alvo.
Apesar da campanha nacional ter se encerrado na última sexta-feira (31 de agosto), o Ministério da Saúde orientou aos estados que estimavam estar abaixo da meta de vacinação, a promover uma nova mobilização hoje, sábado (1º de setembro). A Campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar, independente da situação vacinal.
Os gestores públicos tem até 15 dias para informar no SI-PNI quantas doses das vacinas foram aplicadas. Na segunda-feira (03/09), o Ministério da Saúde avaliará, com estados e municípios, qual será o próximo passo de mobilização para aumentar as coberturas vacinais no país.
PB Vale