Uma vitória para os povos indígenas da Paraíba foi celebrada nesta terça-feira (21) com a cerimônia de homologação de demarcação da Terra Indígena (TI) Potiguara de Monte-Mor, localizada nos municípios de Rio Tinto e Marcação, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro do ano passado. Para o deputado Chió, presente no evento ao lado da Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, comemorou o ato que representa um avanço e uma reparação histórica.
“Os povos indígenas são os nossos originários. Eles estavam aqui desde sempre cuidando do nosso país e merecem a garantia de todos os seus direitos. O presidente Lula segue mostrando o seu compromisso e respeito com a pauta. Celebro estas primeiras conquistas e este avanço que é uma reparação histórica ao direito ancestral dos Potiguara sobre o seu território e reforça a importância da preservação ambiental. Hoje, quase seis mil potiguaras foram beneficiados com a demarcação e a luta agora é por ainda mais”, refletiu o parlamentar.
Com a Terra Indígena Potiguara de Monte-Mor, o Governo Federal chega à marca de 13 terras homologadas, no que é chamado pelo presidente Lula de legado do seu mandato. A TI Potiguara de Monte-Mor está localizada no bioma da Mata Atlântica, com rica biodiversidade em uma área com 7.530 hectares, abrigando 5.799 habitantes do povo Potiguara distribuídos em seis aldeias. O ato representa um avanço significativo no reconhecimento dos direitos dos povos indígenas no estado que foi iniciada em 2001.
Assessoria