Faltam menos de dez dias para o segundo turno e, com a votação chegando, aumentam também as dúvidas sobre as regras eleitorais.
Você deixou de votar no primeiro turno? Saiba então que se a sua situação estava regular no primeiro turno e você não compareceu às urnas, você poderá votar no segundo turno sem problemas.
Se você não sabe ou está em dúvida sobre a sua situação eleitoral, você pode consultá-la no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) usando o seu nome completo; número do título de eleitor; ou número de CPF.
Lembrando que aqueles eleitores que ainda não cadastraram a biometria poderão votar normalmente, assim como aconteceu no primeiro turno.
Caso o seu título conste como irregular ou suspenso, você poderá ajustar a sua situação somente após as eleições, a partir de 8 de novembro.
Qual a data do segundo turno das Eleições 2022?
O segundo turno será disputado no dia 30 de outubro, último domingo do mês. Assim como no primeiro turno, o horário em que os colégios eleitorais estarão abertos para receber os eleitores será das 8h às 17h no horário de Brasília. Locais com fuso diferentes do da capital deverão adaptar seus horários para que o encerramento em todo o país seja simultâneo.
Quais cargos serão votados no segundo turno das Eleições 2022?
Em estados nos quais houver necessidade, haverá disputa para governador. Todos os estados e o Distrito Federal votarão para presidente da República.
Veja a ordem de escolha na urna eletrônica no segundo turno das Eleições 2022
- Governador (dois dígitos)
- Presidente da República (dois dígitos)
Presidente: qual a função que esse cargo exerce?
O presidente da República exerce a função de chefe do poder Executivo e de chefe do Estado (autoridade máxima) de forma simultânea em uma nação cujo sistema de governo é denominado presidencialismo.
Como chefe do poder Executivo, o presidente é responsável pelas ações e decisões cotidianas da política brasileira.
Por exemplo: como criar políticas públicas e programas governamentais, como gerir a administração federal, sugerir novas leis, dentre outras atividades. Já como chefe de Estado, o presidente é o representante máximo do país que o elegeu perante o mundo.
Governador: qual a função que esse cargo exerce?
O governador é representante do Poder Executivo, com objetivo de governar o povo e conduzir os interesses públicos de cada estado.
Assim, a função do governador é comandar de forma completa o estado e representá-lo em ações jurídicas, políticas e administrativas. Ele também defende todos os interesses e necessidades do estado para com o presidente da República.
O Poder Executivo estadual também possui a função de articulação política com o governo federal, bem como com os municípios que integram o estado.
Yahoo