Pelo menos 16 pessoas morreram na queda de um helicóptero, nesta quarta-feira (18/1), em um subúrbio de Kiev, na Ucrânia. Entre as vítimas estão o ministro do Interior do país, Denys Monastyrsky; o vice-ministro do Interior, Yevhen Yenin; o secretário de Estado do Ministério de Assuntos Internos, Yuriy Lubkovych; e três crianças. Ainda não se sabe se o acidente tem relação com a guerra entre Ucrânia e Rússia.
Informações preliminares apontam que o helicóptero caiu próximo a um jardim de infância, em Brovary, por volta das 10h30 (horário local). No total, há, até o momento, 29 feridos, sendo 15 crianças, segundo o governador de Kiev, Oleksiy Kuleba. Inicialmente, divulgou-se a morte de 18 pessoas.
Diversas testemunhas publicaram vídeos do local do acidente nas redes sociais. Veja:
The death toll from the crash of the helicopter in #Brovary rose up to 17, according to the head of the #Kyiv region, Oleksiy Kuleba. #HelicopterCrash #UkraineWar #Russianwar #Poland #Russianarmy #Belarus #USA #Canada #Japan #Ukrainianarmy #uk #Turkey #Helicopter #Crash pic.twitter.com/v0m8fwsxBw
— Top Viral Videos (@ManojKu40226010) January 18, 2023
O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shymhal, escreveu no Telegram que um grupo de investigação especial será estabelecido imediatamente para identificar as causas da queda do helicóptero. Ele descreveu o acidente como “uma grande perda para a equipe do governo e para todo o Estado”.
“Minhas sinceras condolências às famílias de todas as vítimas”, acrescentou.
Metrópoles