PSB – partido do governador da Paraíba, João Azevêdo, foi o que mais elegeu prefeitos na região do Vale do Mamanguape, foram três prefeitos e uma prefeita.
A cidade polo de Mamanguape, a rainha do Vale, como diz a prefeita Maria Eunice (PSB), elegeu o jovem médico Joaquim Fernandes de Oliveira Neto, conhecido por Dr. Joaquim. Ele é filho, do atual vice-prefeito, médico Zenóbio Fernandes (PSB).
Dr. Joaquim, do (PSB), teve 18.114 votos, 66,05 %, sendo eleito para os próximos quatro anos. Ele tem como vice-prefeito, o empresário Miltinho Peixoto (Republicanos).
O futuro prefeito de Mamanguape, vem sendo chamado pelo povo de o novo fenômeno da política do Vale. Em apenas 10 meses de campanha, surpreendeu a classe política pela sua desenvoltura, e carisma com o povo.
O município litorâneo de Mataraca, a partir de janeiro de 2025, terá novo prefeito, o agrônomo e advogado, Eyamard de Araújo Pedrosa (PSB). Ele contou com apoio do prefeito Egberto Madruga (PSB) e de outras lideranças locais.
Dr. Eymard, como é chamado pelo povo, foi eleito com 4.157 votos, 57,01 %. O vice de Eymard, é o agropecuarista Isaías Bessa (PSB), considerado como um dos políticos mais experiente do município.
O engenheiro Adjamir Souza da Silva (PSB), foi eleito prefeito de Curral de Cima, com 3.009 votos, 55,90 %. Em 2016, ele foi eleito vereador com 547 votos, 13,47 %, o mais votado da história do Legislativo municipal.
Com a vitória, Adjamir se consagrou como a maior liderança de oposição no município. O prefeito socialista venceu o pleito ao lado do seu vice-prefeito, atual presidente da Câmara Municipal, João Ribeiro (PSB).
O socialista segue a orientação politica do suplente de deputado federal Ricardo Barbosa (PSB), do deputado estadual João Gonçalves (PSB), do senador Efraim Filho (União Brasil) e do governador João Azevêdo (PSB).
A professora de ensino superior, doutora Michele Ribeiro, se reelegeu pelo (PSB) para mais um mandato de quatro anos em Pedro Régis, com 3.250 votos , 70,26 %. Michele repetiu a mesma chapa vitoriosa de 2020, com Márcio Dias (Republicanos), como vice-prefeito.
A socialista é formada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Michele é tida nas regiões do Vale do Mamanguape e Brejo Paraibano, como das melhores gestora do partido, tornando-se uma referência para o estado.
O que chama a atenção, é que todos os eleitos são aliados do governador João. Nos bastidores comenta-se, que em 2026, o quarteto de prefeitos socialistas, vão seguir o candidato do Palácio da Redenção, e um dos candidatos ao Senado é João.
Por Chico Soares