A cidade de Itapororoca recebeu, nesta quarta-feira (30), o evento de lançamento do projeto “Ananás” da Embrapa. Trata-se da implantação de uma unidade de referência tecnológica de cultivo e manejo do abacaxi imperial no Estado da Paraíba.
O evento ocorreu no auditório da Câmara Municipal e foi idealizado pela Secretaria de Agricultura de Itapororoca em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o Sítio São José, além do produtor rural, Tobias Lopes que buscou trazer esse projeto inovador para a cidade.
Tobias concedeu entrevista ao Blog Chico Soares, e falou sobre a importância da implantação do projeto para a cidade e região.
“Temos o objetivo de desenvolver a abacaxicultura em todo o Estado, trazendo uma variedade no cultivo apresentando novas tecnologias a todos envolvidos no plantio e cultivo da fruta. O mercado necessita de produtos melhores e mais saudáveis, e o manejo faz toda a diferença”, relatou.
Ainda durante entrevista, o produtor rural e idealizador do projeto, explicou a vantagem do cultivo do abacaxi imperial para o mercado, produtores e consumidores.
“O cultivo e manejo do abacaxi imperial garante uma maior resistência a maior praga que afeta o desenvolvimento da fruta, a fusariose. Além disso temos comprovada uma melhor experiência no paladar e um mercado cada vez mais exigente na qualidade, necessitando assim de uma aplicação mais sofisticada das tecnologias atuais”, reforçou Tobias Lopes.
O Projeto Ananás colocará Itapororoca como protagonista na propagação de novas tecnologias genéticas de abacaxi resistente a fusariose, tendo acesso, em primeira mão, a variedades de abacaxis ainda não lançados no mercado.
Blogchicosoares.com