A presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba deu seguimento, nesta sexta-feira (20), ao projeto Gestão em Movimento, com vista técnica às comarcas do Litoral Sul do Estado – Pedras de Fogo, Caaporã, Alhandra e Conde, todas de entrância inicial. Durante as visitas, o desembargador Fred Coutinho, presidente do TJPB, destacou a importância da integração entre o primeiro e o segundo graus de jurisdição.
“Aqui, se tem a dimensão da realidade de cada comarca, com um diálogo aberto, franco e transparente com os magistrados e servidores, sempre na busca de aperfeiçoar o trabalho de todos. Essa é a nossa missão, a missão de buscar servir cada vez mais ao cidadão. Hoje, saio daqui, muito feliz, pelos resultados que nos foram apresentados”, reportou o presidente.
Em Pedras de Fogo, o presidente Fred e auxiliares da equipe técnica da gestão foram recebidos pela juíza Higyna Josita Simões de Almeida, diretora do Fórum da Comarca.
Ao comentar a visita do presidente, a magistrada assim se pronunciou: “Registro a importância da visita do presidente Frederico Coutinho. Sua presença foi muito significativa, não apenas institucionalmente, mas sobretudo pelo gesto de sentar-se conosco — juízes e servidores — para ouvir atentamente o nosso ponto de vista sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia e sobre as ideias que apresentamos como possíveis soluções.
A diretora do Fórum disse, também, que o diálogo direto fortalece a gestão participativa e demonstra sensibilidade e compromisso com a realidade de cada unidade. “Acreditamos que é da comunicação franca e respeitosa que nascem as melhores ideias e os caminhos mais eficazes para o aprimoramento do nosso trabalho e da prestação jurisdicional à sociedade. Recebê-lo foi motivo de honra para nossa comarca e renovou em todos nós o sentimento de pertencimento e propósito”, arrematou.
O juiz Anderley Ferreira Marques, diretor do Fórum de Caaporã, disse que a visita do presidente do Tribunal traz tranquilidade à Comarca. É a oportunidade da gestão central escutar as nossas demandas, necessidades, aprimorar o serviço e contribuir para elevação da qualidade do serviço. O tribunal vem trabalhando forte para o aprimoramento do serviço, ao prêmio CNJ de Qualidade. Acredito que isso vai contribuir com essas visitas e a gente segue empenhado para melhorar cada vez mais”, acrescentou.
A juíza Daniere Ferreira de Souza, diretora do Fórum de Alhandra, destacou o fortalecimento de laços entre a gestão e as comarcas, a partir do projeto Gestão em Movimento. “Com imensa satisfação, o Fórum de Alhandra recebe a visita pessoal do Presidente do TJ, pois além de fortalecer os laços da gestão com os juízes do litoral sul, amplia as prioridades estratégicas da presidência, impulsionando a melhoria da infraestrutura e avanços tecnológicos dos fóruns .
A magistrada acrescentou: “Esse contato direto, transparente é de suma importância nesse momento de mudança de competências e especialidades das comarcas. A exemplo de Alhandra, que receberá toda matéria penal do litoral sul , a partir da redistribuição dos feitos que ocorrerá semana que vem, inúmeras demandas precisam de andamento e prioridade, de modo que essa visita é crucial para garantir a efetividade e celeridade de tais pleitos, já que toda a equipe constata in loco as necessidades e urgências de cada vara e comarca.”
Pensamento semelhante foi externado pela juíza Lessandra Nara Torres Silva, diretora do Fórum da Comarca do Conde. “É uma honra receber o presidente, em pessoa. Ele vindo, aqui, com os responsáveis pela gestão, conhecer as as nossas demandas, analisando sob o seu próprio olhar, para ver aquilo o que por ser melhorado, o que a gente precisa de infraestrutura, para que a gente possa estar sempre aprimorando o nosso próprio trabalho”, comentou.
A juíza Lessandra destacou, ainda, a necessidade de uma boa infraestrutura, como forma de atender bem o jurisdicionado. “É a partir da nossa estrutura que a gente se apresenta para a sociedade. Quando uma pessoa procura a Justiça, a casa da Justiça, aquela primeira impressão é que fica: se a Justiça está bem cuidada, se Justiça está num ambiente adequado. E, também, precisamos prover para os nossos servidores, oficiais de justiça,um ambiente de trabalho para as necessidades”, finalizou.
Projeto – O projeto Gestão em Movimento tem como principal objetivo fortalecer o diálogo permanente com magistrados(as) e servidores(as), além de possibilitar o conhecimento direto da realidade de cada unidade judiciária, contribuindo para a melhoria da prestação jurisdicional à sociedade.
Assessoria








