O Tribunal de Contas da União julgou irregulares as contas do ex-prefeito de Mari, Marcos Aurélio Martins de Paiva, no tocante aos recursos recebidos no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no exercício de 2016.
O assunto que deveria ser manchete de portais e blogs e pauta na rádio local, essa considerada forte opositora do ex-prefeito, praticamente passou despercebido, com raríssimas exceções.
O site Umari (http://www.portalumari.com/) e o novato Sem Censura (https://www.semcensurapb.com.br/), considerados como os sites que fazem “jornalismo de guerra” com uma abordagem crítica quando o assunto é políticos e gestão pública, até o meio dia desse sábado, 25 de abril, não havia tocado no assunto.
O site Expressopb (http://expressopb.net/) tratou do assunto, mas foi bastante discreto, apenas com um control C + control V e nem uma palavra a mais. O JKR (https://jkrnoticias.com/) e O farol (http://www.ofarolpb.com/) seguiram o mesmo caminho do Expressopb e também fizeram abordagem ‘copiada’.
A Rádio Araçá FM, conhecida pelos embates com o ex-prefeito e bastante simpática ao atual prefeito, no programa Araçá em Debate que vai ao ar nos sábados, preferiu dá destaque a demissão do ex-juiz Sérgio Moro e a Bolsonaro, imitou o Jornal Nacional da Globo e quase nada falou do assunto referente ao ex-prefeito.
O comportamento da rádio e dos sites foge à regra em todos os aspectos, já que no caso de alguns existe uma briga política entre os veículos e o ex-prefeito e no caso dos outros, causa estranheza pelo perfil que eles têm adotado quando o assunto é política e gestão.
Mais estranho ainda é o caso da Rádio Araçá, sempre combativa, preferiu usar preciosas três horas de programa para tratar de assuntos que não fosse o desvio de recursos da merenda escolar, o que requer uma atenção especial.
O programa tratou do assunto praticamente no final e parecendo coisa combinada, no momento que os apresentadores leram a matéria o ex-prefeito já estava na linha para justificar. Marco Martins não explicou nada só disse que ia encaminhar uma nota explicativa, sem se estender muito na sua fala. A partir desse ponto, o assunto foi terminado, merecendo menos de 5 minutos de discussão pelos âncoras.
Perguntar não ofende: os sites estão com medo de represália vinda do ex-prefeito? A rádio está prevendo que virá chumbo grosso contra Antonio Gomes e por isso, não quer ser cobrada lá na frente? Quem viver, verá!
O caso
O ex-gestor, Marcos Martins, não teria prestado contas, sendo por isso condenado a ressarcir aos cofres públicos a quantia de R$ 413.553,30 (valor atualizado com juros em 4/3/2020). Foi aplicada também uma multa de R$ 160.000,00.
Conforme os autos, o ex-prefeito não apresentou defesa durante a instrução do processo. “Dessa forma, o responsável Marcos Aurélio Martins de Paiva deve ser considerado revel, nos termos do artigo 12, §3º, da Lei 8.443/1992, devendo suas contas serem julgadas irregulares, com condenação ao débito apurado e aplicação da multa prevista no art. 57 da Lei 8.443/1992”, destacou a ministra Ana Arraes, relatora do processo (nº 028.308/2019-0).