A eleição de 2024 nem chegou, mas já agita os bastidores da política paraibana. Na Assembleia Legislativa, pelo menos oito parlamentares da atual legislatura já cogitam entrar nas disputas municipais.
O politicajp.com.br apurou o histórico dos possíveis candidatos. Entre os nomes, estão os de ex-prefeitos, ex-secretários, médicos, advogados, assistente social, delegado de polícia e farmacêutico. As cidades em questão estão espalhadas do Litoral ao Sertão.
CONFIRA OS NOMES
LUCIANO CARTAXO (PT) – JOÃO PESSOA
Luciano foi prefeito de João Pessoa por dois mandatos, entre 2013 e 2021,vereador de João Pessoa quatro vezes, e vice-governador de José Maranhão, entre 2009 e 2010. Já havia sido eleito deputado em 2010 e agora retornou em 2022 na condição de deputado estadual.
O Petista defende candidatura do partido na capital e diz que a agremiação partidária precisa oferecer um nome forte para a disputa. Já esteve em Brasília dialogando com a Executiva Nacional e tem feito debates no âmbito municipal.
CIDA RAMOS (PT) – JOÃO PESSOA
Cida foi secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba. Em 2018, foi eleita deputada estadual pela primeira vez, sendo a mais votada na história política do Estado. Disputou, em 2016, a eleição para a Prefeitura de João Pessoa, apoiada pelo então governador Ricardo Coutinho, obteve 125.148 votos, ficando em segundo lugar.
Atualmente, exerce seu segundo mandato na ALPB. E defende que o Partido dos Trabalhadores tenha candidatura própria e já colocou seu nome nas discussões internas.
WALLBER VIRGOLINO (PL) – JOÃO PESSOA ou CABEDELO
O delegado foi eleito deputado pela primeira vez nas eleições de 2018 pelo Partido Patriotas. Em 2022, foi eleito novamente, para exercer seu segundo mandato na Assembleia Legislativa. O parlamentar já ocupou o cargo de secretário de Administração Penitenciária na Paraíba e Rio Grande do Norte.
Já mencionou a possibilidade de disputar às prefeituras de João Pessoa e Cabedelo, a partir do resultado dos votos e da oposição que faz aos atuais gestores.
CAMILA TOSCANO (PSDB) – GUARABIRA
Camila exerce o terceiro mandato na Assembleia. Iniciou sua carreira política em 2014, quando venceu a primeira eleição para deputada estadual. Como parlamentar, já atuou na Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão dos Direitos da Mulher.
Filha do ex-prefeito Zenóbio Toscano e da ex-prefeita Léa Toscano, Camila pode ser o nome para suceder o atual prefeito Marcus Diogo.
GEORGE MORAIS (UNIÃO BRASIL) – CABEDELO
Eleito para o primeiro mandato de deputado, já exerceu o cargo de diretor-presidente da Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS) e de secretário de mobilidade urbana de Cabedelo e de João Pessoa.
O advogado e professor universitário é irmão do senador Efraim Filho, ele ganhou forças após ser colocado entre as possibilidades do prefeito Vitor Hugo para sucessão em Cabedelo, cidade portuária.
DRA. PAULA (PROGRESSISTAS) – SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE
Dra. Paula Francinete está em seu segundo mandato de deputada estadual, é médica. Na vida pública, a parlamentar também já esteve à frente da Secretaria de Saúde do município de Cajazeiras. É primeira-dama de Cajazeiras.
O atual prefeito de São João do Rio do Peixe é Luiz Claudino, eleito em 2020, é do mesmo partido da deputada. Mesmo assim a deputada anunciou a mudança do seu domicilio eleitoral.
EDUARDO BRITO (SOLIDARIEDADE) – MAMANGUAPE
Eduardo é médico, começou a vida política como vereador de Mamanguape. Em 2009, foi eleito prefeito de Mamanguape, sendo reeleito em 2013. Está seu primeiro mantado como deputado estadual.
Pode disputar a Prefeitura de Mamanguape, ele é apontado como líder da oposição na cidade.
BRANCO MENDES (REPUBLICANOS) – ALHANDRA
Branco iniciou a carreira política em 1992, quando foi eleito vereador em Alhandra. Já no primeiro mandato de vereador se elegeu presidente da Câmara Municipal de Alhandra.
Em 1996, foi eleito prefeito da cidade, sendo reeleito em 2000. Em 2006 disputou sua primeira eleição para o mandato de deputado estadual. Foi reeleito nas eleições seguintes (2010, 2014 e 2018) e entra está em seu 5º mandato na Assembleia.
Agora, com os desdobramentos na cidade pode concorrer no pleito de 2024.
Política JP