O período de realização das convenções partidárias para a escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereador e para a definição de coligações, começa nesta segunda-feira (31). As legendas tem até 16 de setembro para escolher a nominata de postulantes aos cargos. Antes da mudança no calendário eleitoral, as convenções estavam previstas para o período de 20 de julho a 5 de agosto.
Em função da pandemia, a resolução 23.623 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou os partidos a realizarem as convenções de forma virtual. Caso as reuniões partidárias sejam presenciais, é preciso obedecer as regras sanitárias de cada município.
Os nomes dos candidatos deverão ser enviados para a Justiça Eleitoral um dia depois das convenções. A entrega poderá ser feita via internet ou protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ao todo, 2.966.759 eleitores estão aptos para votar nas eleições deste ano na Paraíba.
Horário de votação
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, decidiu ampliar o horário de votação nas Eleições Municipais de 2020 em uma hora por conta da pandemia da covid-19. A intenção é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação.
Com isso, os quase 148 milhões de eleitores aptos a participar do pleito irão às urnas de 7h as 17h (considerando o horário local) no primeiro turno, marcado para 15 de novembro, e, onde for necessário, no segundo turno, marcado para 29 de novembro.
O horário foi definido após análise de estatísticos do tribunal e avaliação de uma consultoria técnica, formada por especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper, Fiocruz e Universidade de São Paulo (USP).