Nos bastidores da política paraibana, onde os movimentos são calculados com precisão cirúrgica, um nome vem ganhando cada vez mais destaque: Maria Porto. Primeira-dama de Bananeiras, pré-candidata a deputada estadual, mulher articulada e de forte apelo popular, Maria tem sido apontada como a mais nova aposta do PSB para reforçar ainda mais sua já robusta nominata para as eleições de 2026.
Fontes fidedignas confidenciaram ao Blog Chico Soares, referência incontestável no jornalismo político da Paraíba que a filiação de Maria ao Partido Socialista Brasileiro não é mais uma questão de “se”, mas de “quando”.
O cenário começou a ganhar forma após uma reunião estratégica, realizada no dia 10 de abril, entre Maria Porto, o governador João Azevêdo e o prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra, marido de Maria e já filiado ao PSB, onde é voz ativa e liderança regional. O encontro tratou de obras estruturantes, ações voltadas ao desenvolvimento do Brejo e, claro, política. A reunião, embora institucional em sua fachada, deixou nos corredores um rastro de conjecturas: o nome de Maria estaria selado nas fileiras do PSB?
Os indícios se multiplicaram. Na última segunda-feira (28), Maria e Matheus marcaram presença no grande congresso do PSB, evento que oficializou João como novo presidente estadual da legenda. Desde então, não se fala em outra coisa no Brejo paraibano. A presença do casal no evento foi vista como mais um sinal claro de que Maria Porto está prestes a reforçar os quadros socialistas. Ao blog, a fonte revelou ainda, que o deputado federal Gervásio Maia (PSB) aliado de primeira hora do casal, também teve grande importância nesse processo.
Com um perfil que une força feminina, sensibilidade social e articulação política, Maria chega como nome de peso para consolidar o PSB como umas das maiores forças políticas da Paraíba, título que o partido já ostenta, mas que, sob a liderança de João Azevêdo, tende a se solidificar ainda mais.
Os sinais são claros
Em recente entrevista ao jornalista Napoleão Soares, Maria destacou que o governador João Azevêdo merece continuar na vida pública como representante do Estado no Senado Federal. “Experiência e dignidade, binômio que o qualifica como representante do nosso povo no cenário nacional”, declarou Maria, em tom de alinhamento político e ideológico com o projeto socialista paraibano.
Embora mantenha um ar de mistério, típico da boa política, tudo indica que Maria Porto está com o pé direito na porta do PSB. A julgar pelos bastidores, já entrou e está sendo recebida com tapete vermelho.
2026 promete. E o PSB, com Maria, Matheus, João e uma nominata de peso, promete ainda mais.
Por: Napoleão Soares