Tudo caminhava para mais um jogo complicado para a Argentina na Copa do Mundo 2022, até que Lionel Messi apareceu. O camisa 10 teve um mínimo espaço no segundo tempo, chutou com precisão e furou a retranca do México. Mais leve, o time treinado por Scaloni ampliou e garantiu a vitória por 2 a 0, no estádio Lusail, no Qatar. Enzo Fernández fez o segundo, um golaço da entrada da área.
Com a vitória depois da zebra na estreia, a Argentina sobe para segundo da chave e chega em situação mais confortável para a terceira rodada do Grupo C da Copa. Agora, uma vitória simples da albiceleste sobre a Polônia garante a vaga nas oitavas. Em termos gerais, a Argentina depende apenas de si para avançar ao mata-mata.
Já o México fica em situação mais delicada. Precisa vencer a Arábia Saudita na última rodada e ficar de olho no outro jogo. Se a Polônia vencer, avançaria às oitavas com um triunfo. Em caso de vitória albiceleste, terá de superar os poloneses no saldo de gols.
Na 3ª rodada do Grupo C, Polônia x Argentina e Arábia Saudita x México serão no mesmo dia e horário. Ambos os jogos acontecem na próxima quarta-feira (30), às 16h (de Brasília).
Messi desafoga a Argentina
O nervosismo era o principal adversário da seleção argentina, que ainda tinha pela frente uma retranca mexicana. A falta de aproximação, velocidade e chances claras foi resolvida em um ato do camisa 10: Messi recebeu com ligeiro espaço, mandou para o fundo da rede de Ochoa e desafogou a equipe em campo.
Enzo Fernández amplia com golaço
Aos 42 do segundo tempo, Enzo Fernández recebeu da entrada da área. Ele foi para cima da marcação e bateu cruzado, no ângulo, sem chances para Ochoa. O goleiro até tenta, mas não consegue evitar o golaço da promessa de 21 anos.
Argentina sofre para criar no 1º tempo
O México começou apertando a saída de bola e dificultou para a Argentina nos minutos iniciais. Pouco depois, mais recuada, a seleção mexicana montou uma linha de 5, povoou a entrada da área defensiva e complicou para o sistema ofensivo argentino. Foram apenas dois chutes a gol (um no alvo), sem nenhuma chance clara para os Hermanos. Já a melhor oportunidade mexicana foi em cobrança de falta de Vega; Emiliano Martínez fez bonita defesa.
Messi iguala números de Maradona em Copas
Ao entrar em campo na tarde deste sábado, Messi igualou o número de jogos de Maradona em Copas do Mundo. O camisa 10 atual tem as mesmas 21 partidas no Mundial. Os ídolos argentinos, por coincidência ou não, fizeram oito gols cada no recorte. O alemão Lothar Matthäus é o recordista de participações, com 25 partidas em Copas entre 1982 e 1998.
Guardado alcança marca de Messi e CR7
O meio-campista Andrés Guardado igualou um feito de Messi e Cristiano Ronaldo. Ele foi titular e registrou a sua quinta participação em Copas, marca alcançada pelos craques também na competição no Qatar. A participação em campo, porém, foi rápida: ele sentiu um incômodo e precisou ser substituído aos 40 do primeiro tempo. Érick Gutiérrez entrou.
Scaloni mexe no time, que sofre com retranca
Depois da zebra na primeira rodada, Lionel Scaloni resolveu mexer no time. Com cinco mudanças, o time ganhou apoio pelos lados, com Montiel e Acuña. Os laterais deram opções a Messi, Di Maria e Lautaro Martínez, que enfrentavam uma linha de cinco defensores mexicanos. O nervosismo antes de o craque abrir o placar, porém, atrapalhou a criação ofensiva.
Com linha de 5, México ‘esquece’ de atacar
Desde a escalação inicial já era possível projetar a ideia de Tata Martino para o duelo contra a Argentina. Uma linha de cinco na defesa, apoiada por mais três jogadores no meio de campo tinha um objetivo: parar Lionel Messi e companhia.
Na volta do intervalo, o México recuou ainda mais e ‘esqueceu’ de atacar, mesmo no contra-ataque. Depois de levar o gol, se lançou à frente de forma desorganizada e não conseguiu incomodar o goleiro Martínez.
Ficha técnica
ARGENTINA 2 X 0 MÉXICO
2ª rodada do Grupo C da Copa do Mundo
Data e horário: 26 de novembro de 2022 (sábado), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Lusail Iconic, em Lusail (QAT)
Árbitro: Daniel Orsato (Itália)
Assistentes: Ciro Carbone (Itália) e Alessandro Giallatini (Itália)
VAR: Massimiliano Irrati (Itália)
Cartões amarelos: Montiel (Argentina); Néstor Araújo, Alvarado (México)
Público: 88.966 pessoas
Gols: Lionel Messi, aos 19′ 2ºT, e Enzo Fernández, aos 42′ 2ºT
ARGENTINA: Emiliano Martínez; Montiel (Molina), Lisandro Martínez, Otamendi, Acuña; Guido Rodríguez (Enzo Fernández), Mac Allister (Palacios), De Paul, Di María (Cristian Romero); Messi e Lautaro Martínez (Julián Alvárez). Técnico: Lionel Scaloni.
MÉXICO: Ochoa; Kevin Álvarez (Antuna), Néstor Araújo, Montes, Héctor Moreno, Gallardo; Luis Chávez, Héctor Herrera, Guardado (Érick Gutiérrez); Vega (Raúl Jimenez) e Lozano (Alvarado). Técnico: Tata Martino.
Uol