Mesmo sem ocupar atualmente a cadeira de prefeito de São Bento, Jarques Lúcio (PSB) segue sendo lembrado com força pela população sertaneja. Em uma votação online promovida pelo portal Diário do Sertão como parte da tradicional premiação “Os Melhores do Ano”, o ex-prefeito superou nomes de peso e foi eleito o melhor gestor de 2024 entre as principais cidades do Sertão da Paraíba.
Com 33,75% dos votos, Jarques ficou em primeiro lugar na enquete, à frente de Nabor Wanderley (Republicanos), atual prefeito de Patos, que obteve 31,82%. O terceiro colocado foi Fábio Tyrone (PSB), de Sousa, com 14,46%. Também foram citados José Aldemir (PP), de Cajazeiras, com 11,43%; Laurinho Maia (União), de Catolé do Rocha, com 6,61%; Divaldo Dantas (Republicanos), de Itaporanga, com 1,24%; Dr. Verissinho (Republicanos), de Pombal, com 0,62%; e Ricardo Pereira (PSB), de Princesa Isabel, com 0,07%.
O destaque de Jarques na votação chama atenção por acontecer em um portal sediado em Cajazeiras, cidade que não é o principal reduto de influência política do ex-prefeito de São Bento. Ainda assim, ele liderou a preferência popular, confirmando que seu nome permanece forte na memória dos paraibanos, mesmo após deixar o cargo.
A enquete integra a série de votações promovidas anualmente pelo Instituto de Pesquisa MAOP, em parceria com o Sistema Diário de Comunicação. Os vencedores são celebrados na festa “Os Melhores do Ano”, que chega à sua 34ª edição em 2025. A cerimônia está marcada para o dia 12 de julho, no SEST SENAT, em Cajazeiras.
De acordo com dados do IBGE, São Bento é hoje a 5ª cidade mais populosa do Sertão da Paraíba, à frente de municípios como Catolé do Rocha, Itaporanga, Conceição e Princesa Isabel. A liderança de Jarques na enquete confirma a expressiva aprovação popular de sua gestão e o reconhecimento que ultrapassa os limites de seu município.
Por: Napoleão Soares