A edição de 41 anos do São João de Campina Grande chegou ao fim neste domingo (30), com shows de Simone Mendes, Mari Fernandez, Japãozin e Manin Vaqueiro. A noite de encerramento da festa, que em 2024 o evento teve 33 dias de apresentações, foi marcada por um Parque do Povo lotado, além de apresentações de drones e um show pirotécnico para comemorar o fim da festa.
Mari Fernandez, que pelo segundo ano consecutivo encerra o São João de Campina Grande, teve a oportunidade de cantar por cerca de três horas no palco principal do Parque do Povo. O show da cearense começou por volta de 1h e se estendeu até as 3h40.
“Foi um pedido que eu fiz muito especial a eles e eu pedi: ‘gente, vamos pedir o pessoal do São João de Campina Grande pra conseguir esticar um pouquinho o horário pra eu conseguir fazer o Mari Sem Fim?’. Eu tenho uma história muito linda com Campina Grande, é notório que Campina Grande me marcou bastante no meu primeiro São João, então eu sempre penso a cada ano que eu venho o que fazer de diferente”, disse a cantora.
Por mais um ano, Mari Fernandez encerra o São João de Campina Grande no palco do Parque do Povo. Ela ainda falou, em entrevista no camarim, que, para ela, não existe um São João maior que o de Campina Grande.
“Está virando tradição, graças a Deus, fico muito honrada, esse São João é encantador, eu tenho um carinho, um amor enorme pelo São João de Campina Grande realmente, nos meus sentimentos como pessoa pra mim é o maior São João do mundo”, declarou Mari.
Mari Fernandez já se emocionou no palco do São João de Campina Grande, quando estreou no evento em 2022, e tem o Maior São João do Mundo como um marco especial na sua carreira. Ao g1, ela relatou que quando canta na festa junina da cidade sente uma emoção que não sabe como descrever.
“As sensações, as emoções que eu vivi aqui em Campina Grande são emoções realmente sensacionais que não tem como explicar”, finalizou a cantora.
Mari fez um show extenso e nele cantou diversas canções, e alguns sucessos de sua trajetória musical, como “Seu Brilho Sumiu”, “Eu Gosto Assim” e “Amor Impossível”. E durante sua apresentação teve muita interação com o público.
Na música “Comunicação Falhou”, uma criança, Natali, subiu no palco para abraçar Mari. Logo depois, já durante a música “Parada Louca”, outra criança subiu no palco para conhecer a cantora. Noutro momento do show, já durante a música “Tô Fazendo Falta”, ela convidou algumas pessoas da arena para compor uma espécie de encenação de um bar no palco.
A noite ainda teve shows à parte. Próximo das 23h, houve um show pirotécnico que durou cerca de cinco minutos celebrando o encerramento da festa. E já na madrugada desta segunda-feira (1º), antes do show de Mari Fernandez, foi realizado uma apresentação de 200 drones, por quatro minutos, fazendo alusão à símbolos juninos, como balão, bandeirolas e fogueira, e outros símbolos da festa, além das frases “Viva São João” e “Maior São João do Mundo”.
Simone Mendes fez um show com forró das antigas e ainda teve beijo do marido no palco
Quem também levou muito público para o Parque do Povo que foi ao delírio foi a cantora Simone Mendes, que pelo segundo ano consecutivo se apresenta no São João de Campina Grande em carreira solo. Antes de subir ao palco, Simone falou ao g1 sobre a emoção em estar mais uma vez cantando no evento.
“O maior espelho do São João do país está aqui, e eu, como artista, fazer parte de uma grade tão linda e tão especial dentro de um dos maiores São João do Brasil, me sinto honrada, preciosa e muito amada por um povo que me escolheu para estar aqui. Estou muito feliz”, declarou Simone.
Simone Mendes fez um show trazendo em seu repertório diversas músicas que fizeram sucesso na sua voz, como “Erro Gostoso”, “Dois Fugitivos” e “Dois Tristes”, mas também levou para o público no Parque do Povo muitas canções de forró que marcaram a geração dos anos 90/2000, como “Primeiro Passo”, “Hoje à Noite” e “Obsessão”.
“Eu estou doida, agoniada, com a energia lá em cima, o coração disparado. Afinal de contas, hoje é o último dia e a responsabilidade de encerrar esse São João tão lindo é grande. Mais uma noite que ficará guardada no meu coração”, disse Simone ao g1.
Ainda houve espaço para, na reta final do show, haver um momento romântico entre Simone e seu marido, Kaka Diniz, no qual ambos se beijaram na frente do público. Kaka ainda fez uma declaração para a esposa, afirmando que ela está vivendo o melhor momento de sua carreira.
No palco, Simone ainda fez uma resenha com o público, que, da arena de shows, jogavam diversos presentes para a cantora. Dentre os presentes, estavam panos de prato, cobertor, algema sexual, caneca, dentre outros utensílios de cozinha, além de um pacote de pipocas de milho.
Japãozin recebe medalha de reconhecimento no palco do PP
O segundo show da noite foi do prata da casa Japãozin, que é da região da zona leste de Campina Grande. Encerrando o São João 2024 de Campina Grande, cidade no qual se criou, Japãozin teve diversos combustíveis para que a apresentação deste domingo (30) fosse memorável.
No palco, além de agradecer aos presentes e por sua família estar com ele durante a apresentação, Japãozin foi homenageado recebendo uma medalha em alusão à participação no evento. Ao som de “Ele merece” vindo do público, Japãozin não se conteve e se emocionou no palco.
“Acho que essa medalha aqui já descreve tudo. Eu estou emocionado, não sei muito o que falar. Carreguei tantas mesas, tanto gelo, e hoje carrego a medalha do São João. Então, imagina pra mim como é na minha cabeça viver esse sonho. Eu sou uma prova viva do que Deus fez na minha vida”, disse ao g1.
O show de Japãozin, que foi o segundo da noite de encerramento do São João 2024 de Campina Grande, teve diversas músicas no repertório que consagrou o sucesso do cantor de Campina Grande no cenário da música, como “Dano Sarrada”, “Pião de Vida Louca” e “Carinha de Neném”.
Manin Vaqueiro abre programação de encerramento com muito “Forró e Desmantelo”
O cantor pernambucano Manin Vaqueiro foi quem abriu a noite de encerramento do São João 2024 de Campina Grande. Foi a segunda vez que Manin se apresentou na festa junina da cidade e se emocionou com a receptividade do público nessa segunda participação dele no Maior São João do Mundo.
“Foi muito bom. Eu fiquei muito feliz e até hoje achei muito bom quando a galera levantou mesmo, a galera brincou mesmo e foi muito bom. Campina Grande, eu quero agradecer de coração a todos vocês pelo carinho, por terem vindo pro show do Manim Vaqueiro cedo e terem curtido o nosso show”, celebrou o cantor.
Manin Vaqueiro tem 20 anos e tem um estilo musical voltado para o forro de vaquejada e piseiro. Dentre suas canções mais conhecidas, estão “Diz a Verdade”, “Sei Não” e “Forró e Desmantelo”, que recentemente assumiu o primeiro lugar das paradas musicais dos streamings de músicas nacionais. Ao g1, Manin falou que sentiu uma “sensação gostosa” ao ver o público presente no Parque do Povo cantar alto sua música que tem feito enorme sucesso.
“Chega a dar aquela sensação gostosa dentro de mim, da minha alma, ter visto essa galera cantando ‘Forró e Desmantelo’, e hoje também a gente amanheceu no top 1 de novo, e isso pra mim é muito bom. É muito gostoso ver toda essa galera com essa energia maravilhosa cantando o sucesso do Manim Vaqueiro. Foi muito bom e foi top de verdade”, disse Manin.
Agenda
Mesmo com o encerramento da programação no Parque do Povo, o forro no São João de Campina Grande continua no mês de julho com agenda no polo de Galante. No primeiro final de semana de julho, se apresentam Duquinha, Mexe Ville e Tony Dumont no dia 6, e Luan Estilizado, Os 3 do Nordeste e Forró Campina no dia 7. A entrada é gratuita e os show começam às 10h e se estendem até as 17h.
G1