A prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi, tem reunião marcada com o Ministério Público da Paraíba na próxima segunda-feira (14) para discutir um dos principais compromissos de sua gestão: a reabertura do Matadouro Público Municipal.
Desde o início do mandato, Magna trata o tema como prioridade, por entender que o funcionamento do equipamento é estratégico para a economia local, garantindo geração de emprego, renda e segurança alimentar. No entanto, a reativação do matadouro esbarra em uma decisão judicial que impede qualquer intervenção sem autorização prévia da Justiça.
Após a última reunião com o MP, no início de 2024, a prefeita articulou visitas técnicas ao prédio junto à SUDEMA, à Vigilância Sanitária e à Secretaria Estadual de Agropecuária, para identificar as adequações exigidas para elaboração do projeto de reforma conforme as normas ambientais e sanitárias.
Agora, o encontro com o Ministério Público busca viabilizar, juridicamente, o início das obras e destravar de vez a reabertura do matadouro — um desejo antigo da prefeita e uma expectativa da população.
Por: Napoleão Soares