Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse neste domingo, 1º, em Brasília, para seu terceiro mandato como presidente da República. O petista derrotou Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições de outubro e volta ao poder depois de comandar o governo entre 2003 e 2010.
Bolsonaro deixou o país rumo à Flórida na sexta-feira, antes do final de seu mandato, e não vai entregar a faixa presidencial ao novo mandatário. Com a recusa do vice Hamilton Mourão de cumprir o ritual no lugar de Bolsonaro, ainda é uma incógnita como será feito o ato simbólico neste domingo.
A cerimônia de hoje terá segurança reforçada, diante da preocupação das autoridades com atos de radicais bolsonaristas. Apoiadores do agora ex-presidente passaram a ocupar a frente de quartéis militares pelo país, pedindo uma intervenção após a derrota de Bolsonaro. No dia 24, um bolsonarista foi preso em Brasília ao tentar realizar um atentado a bomba perto do aeroporto da capital federal.
Como mostrou VEJA em sua atual edição, Lula retorna ao Planalto para governar um país mais desenvolvido e menos desigual do que o de duas décadas atrás — mas com alguns dos mesmos problemas de 2003 e outros desafios novos, herdados dos últimos anos.
Neste domingo, Lula e o vice Geraldo Alckmin vão seguir em cortejo a partir das 14h20 pela Esplanada até o Congresso. Eles estarão acompanhados das mulheres, Janja e Lu Alckmin. No Parlamento, a partir das 15h, os dois serão empossados em sessão solene. Depois, seguem para a subida da rampa do Planalto e entrega da faixa presidencial, às 16h30. Em seguida, Lula deve discursar. Já com a faixa, o petista cumprimentará autoridades e governantes estrangeiros e dará posse aos seus ministros. A equipe de Lula também organizou um festival de música, o Festival do Futuro, com apresentações em dois palcos em frente à Esplanada antes e depois da cerimônia de posse.
Confira o roteiro da cerimônia de posse:
14h20 – Desfile de Lula em carro pela Esplanada
15h00 – Cerimônia de posse presidencial no Congresso
16h30 – Subida da rampa do Palácio do Planalto e cerimônia posterior
18h00 – Posse dos ministros de governo
19h30 – Jantar com chefes de Estado estrangeiros no Itamaraty
Veja