quarta-feira, 22 de outubro de 2025
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos
Blog CHICO SOARES
Nenhum resultado
Ver todos
Home Encontro

Lula se reúne com ministros do STF e reforça segurança jurídica da PEC do Bolsa Família

Temas espinhosos como o orçamento secreto não entraram em pauta na agenda, voltada a compromissos do governo eleito

Napoleão Soares Por Napoleão Soares
09/11/2022
A A
Lula se reúne com ministros do STF e reforça segurança jurídica da PEC do Bolsa Família

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva  (PT) se reuniu, no fim da tarde desta quarta-feira 9, com 10 dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal. Apenas Luís Roberto Barroso esteve ausente na agenda, realizada na sede da Corte, em Brasília.

Trata-se de um dos últimos compromissos do petista em um dia movimentado na capital federal. Ainda hoje, ele deve se encontrar com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes. Acompanham Lula, entre outros, seu advogado Cristiano Zanin Martins, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA).

Após o encontro no STF, Dino afirmou a jornalistas que Lula não discutiu assuntos como o orçamento secreto e focou em aspectos prioritários, como a viabilização de uma PEC para garantir o pagamento do Bolsa Família de 600 reais em 2023.

“Lula externou que a via principal que ele está buscando neste momento é a votação da PEC no Congresso”, ressaltou o senador eleito. “Esse é o caminho principal que está sendo buscado. É claro que o tribunal tem sua autonomia institucional para decidir os processos que aqui estão, mas não houve, por parte do presidente Lula, nenhuma abordagem quanto a isso”, acrescentou, em referência ao orçamento secreto.

Na audiência, segundo Dino, Lula resumiu os principais “compromissos” para o início de seu governo: aumento real do salário-mínimo, ampliação dos recursos para merenda escolar, reativação do Farmácia Popular e novo Bolsa Família.

“Para isso, evidentemente, é preciso espaço fiscal, e há essa confiança de que, por intermédio da negociação política no Congresso, isso vai ser obtido.”

Em nota oficial, o STF declarou que “os ministros apontaram preocupações para o Brasil, como a necessidade de investimentos em educação e meio ambiente”, e que “o presidente eleito, por sua vez, afirmou que atuará pela reconstrução da união do Brasil”.

A visita aos chefes do Judiciário ocorre no dia em que o Ministério da Defesa entregará ao TSE seu relatório sobre as urnas eletrônicas. A auditoria realizada por militares é aguardada com expectativa por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que buscam instrumentos para insuflar manifestações golpistas.

Na terça 8, a Ordem dos Advogados do Brasil – que também participou da Comissão de Transparência das Eleições – enviou ao TSE seu relatório sobre o pleito deste ano. No documento, o órgão atesta que “não houve qualquer fato que aponte suspeita de irregularidades no processo de votação”.

Mais cedo nesta quarta, Lula esteve com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Além do aspecto simbólico de transmitir uma sensação de normalidade após quatro anos de Bolsonaro no poder, a agenda serviu para tratar de temas concretos, como a solução para garantir o principal programa de transferência de renda do País.

Depois da reunião com Lira, o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (PT-MG), já havia adiantado que o presidente eleito demonstrou preferência por uma PEC. Outra opção estudada envolvia a edição de uma medida provisória, após a posse, para liberar crédito extraordinário.

“O caminho: o presidente Lula tem preferência pela PEC. E agora Geraldo Alckmin e Mercadante, e nós juntos, vamos construir uma próxima reunião para a gente apresentar e detalhar o texto da PEC”, disse Reginaldo Lopes a jornalistas depois da agenda. “Vai ser PEC. Agora estamos fechando detalhes do texto, construindo junto com a equipe técnica.”

A ala que defende a opção pela PEC se apega ao discurso da segurança jurídica, embora o tempo de tramitação seja desfavorável. Para ser aprovada, são necessários 308 votos na Câmara e 49 no Senado, em dois turnos.

Já a MP seria mais rápida, mas poderia ser alvo de contestação sob o risco da prática de pedalada fiscal, artifício usado para o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) em 2016.

Depois do périplo por Brasília, Lula preparará sua viagem ao Egito, onde participará da Conferência do Clima organizada pelas Nações Unidas, a COP27, na semana que vem.

 

Uol

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
Tags: bolsa famíliaLulaministrosSTF

Matérias relacionadas

Lei do deputado George Morais garante percentual mínimo de moradias populares para mulheres chefes de família na Paraíba
Paraíba

Lei do deputado George Morais garante percentual mínimo de moradias populares para mulheres chefes de família na Paraíba

Na tribuna, Veneziano registra 30 anos da partida do ex-governador e ex-senador Antônio Mariz: “legado permanece vivo”
Destaque

Veneziano Vital agradece Pedro Cunha Lima por reconhecimento e destaca gesto de lealdade política

170 anos de Mamanguape têm comemoração com show religioso, festa tradicional de aniversário e festival das crianças neste fim de semana; saiba tudo aqui
Festividades

170 anos de Mamanguape têm comemoração com show religioso, festa tradicional de aniversário e festival das crianças neste fim de semana; saiba tudo aqui

Comentários Cancelar resposta

SUGIRA UMA PAUTA

MAIS LIDAS

Conforme antecipado pelo Blog Chico Soares, Duda Veneno reforça o palanque de Cilinha em Pilar

Gilbertinho conquista o sexto prefeito em seu projeto político

Cícero Lucena é recepcionado por Carlos Magno e lideranças em Itapororoca

Denise Ribeiro participa de ação social da ONG Mãos Amigas em Itapororoca

Roberta Emília representa a Paraíba na Maratona de Chicago, uma das maiores do mundo

INSTAGRAM

    The Instagram Access Token is expired, Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to refresh it.

FACEBOOK

© 2016 – 2025 | Todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver todos
  • Home
  • Quem Somos
  • Política
  • Litoral Norte
  • Editorias
    • Brejo
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Empregos e Concursos
    • Entrevistas
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Opinião
  • Rapidinhas
  • Colunistas
    • Napoleão Soares
    • Dr. Valério Vasconcelos
    • Dr. Eduardo Brito
    • Júnior Campos
    • Pamela Medeiros
    • Ronny Charles
  • Podcasts
  • Contato

© 2016 – 2020 | Todos os direitos reservados.