O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, nomeou, neste sábado (21/6), três clérigos como candidatos à sucessão, perante a Assembleia dos Peritos. A decisão ocorre após diversas ameaças de Israel e diante da indecisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que “por enquanto” não eliminará o líder.
Nessas circunstâncias, Khamenei, de 86 anos, se mudou para um bunker após ter parte do escalão militar abatida por Israel.
Conflito Israel x Irã
- A troca de ataques entre os dois países começou na madrugada do último dia 13/6, quando as Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram uma ofensiva contra o centro do programa nuclear iraniano e contra líderes militares de Teerã.
- O governo iraniano reagiu com ataques de retaliação poucas horas depois, aumentando o risco de um conflito mais amplo na região.
- A mídia estatal do Irã diz que mais de 430 pessoas morreram e 3.500 ficaram feridas desde o início dos conflitos.
- O governo de Benjamin Netanyahu afirma que os bombardeios têm como principal objetivo impedir o avanço do programa nuclear do Irã, que o governo considera uma ameaça direta à sua segurança.
- A rápida escalada e a intensidade dos ataques reacenderam o temor de que o confronto evolua para uma guerra de grandes proporções no Oriente Médio, principalmente com a possibilidade de entrada dos EUA no conflito.
Metrópoles