O Instituto Data Ranking, em parceria com o portal Fonte83, divulga nesta quinta-feira (18) os números da pesquisa de intenção de voto para o cargo de deputado estadual em Santa Rita. O levantamento foi realizado entre os dias 14, 15 e 16 de setembro.

De acordo com os dados da pesquisa estimulada — quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores —, a deputada estadual Jane Panta (PP) aparece na liderança com 31,07% das intenções de voto. Em segundo lugar está o comunicador Nilvan Ferreira (Republicanos), com 11,65%. Logo em seguida aparecem Pedrito e Epitácio, ambos com 8,74%.
Na sequência, surgem Luciano Alvino (7,77%), Wallber Virgolino (5,83%), Vanda de Olavno (2,91%), Virginia (2,91%) e Denise Ribeiro (0,97%). Também foram citados Jutay Meneses (0,97%), Tiane de Berg (0,00%), Gustavo de Souza (0,00%) e Dr. Aledson Moura (0,00%). Entre os entrevistados, 15,53% afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados e 2,91% não souberam ou não responderam .
DADOS DETALHADOS — ESTIMULADA (Santa Rita)
Jane Panta — 31,07%
Nilvan Ferreira — 11,65%
Pedrito — 8,74%
Epitácio — 8,74%
Luciano Alvino — 7,77%
Wallber Virgolino — 5,83%
Vanda de Olavno — 2,91%
Virginia — 2,91%
Denise Ribeiro — 0,97%
Jutay Meneses — 0,97%
Tiane de Berg — 0,00%
Gustavo de Souza — 0,00%
Dr. Aledson Moura — 0,00%
Nenhum — 15,53%
Não sabe/Respondeu — 2,91%
Critério de seleção dos nomes
O Instituto Data Ranking utilizou como critério os dez candidatos a deputado estadual mais votados em Santa Rita nas eleições de 2022, de acordo com dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, foram incluídos pré-candidatos considerados mais relevantes e com atuação consolidada no município.
Sobre a pesquisa
A pesquisa do Instituto Data Ranking foi realizada com 779 entrevistas domiciliares na cidade de Santa Rita, utilizando amostra estratificada por sexo, idade, nível de instrução e renda, conforme dados do Censo IBGE 2010/2022. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95% .
O Instituto Data Ranking, com sede em Brasília, é reconhecido pela precisão de seus levantamentos — alcançando 86,3% de acerto nas eleições de 2024, em 25 cidades de cinco estados. A equipe é formada por profissionais com experiência em institutos renomados, como Ibope e Datafolha.
Fonte83