
O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro André Carlos Torres Pontes, realizou na sexta-feira (17), seminário para orientar os presidentes das 223 Câmaras Municipais. Os temas debatidos foram: Limites do Poder Legislativo, orçamento, função e subsídios dos vereadores, além de outros.
Os parlamentares que participaram do evento, ainda receberam informações sobre o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), Sistema Eletrônico de Tramitação Processual (Tramita), Índices de Desempenho de Gastos com Educação (IDGPB) e Portal do Gestor. Ferramentas dispostas pelo Tribunal de Contas ao aprimoramento das gestões estaduais e municipais e a controle externo dos atos, receitas e gastos públicos.
Acadêmico do curso de Direito, eleito presidente da Câmara de Itapororoca para o primeiro biênio, Jailson Fernandes (DEM), foi um dos participantes do encontro. Ele avaliou como proveitoso o encontro, elogiou a Corte de Contas, pela metodologia das orientações, principalmente aos novos gestores, como ele próprio.
“Jailson, teceu elogios à programação com temas abrangentes e mais específicos, a elaboração da folha dos servidores da Casa e o repasse de duodécimo, mostra a responsabilidade que temos, indica os caminhos a seguir, para trabalhar de forma certa. Tudo é importante para evitar a reprovação de contas”, comentou.
Por Chico Soares