Foram realizadas nessa quinta-feira (19), no Hospital Geral de Mamanguape (HGM), duas cirurgias eletivas que fazem parte do programa Opera Paraíba. O procedimento foi acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde que ofereceu as cirurgias de Colecistostomia.
No terceiro dia do programa Opera Paraíba entre as 15 cirurgias eletivas que foram realizadas, dona Luciene da cidade de Cuité de Mamanguape, foi uma das pacientes que realizaram a cirurgia de Colecistostomia. Trata-se uma drenagem da parede abdominal e pele do paciente.
Dona Luciene aguardava o procedimento cirúrgico a 10 anos e hoje com apoio da equipe de saúde municipal teve a oportunidade de realizar seus exames pós-cirúrgicos e o procedimento gratuitamente.
Grata pela realização da cirurgia que aguardava durante muito tempo, dona Luciene relatou a felicidade por conseguir a cirurgia.
“Eu vinha sentindo muitas dores e vômitos. Já tinha realizado alguns exames, mas, não tinha conseguido marcar a cirurgia, principalmente por causa da pandemia. Hoje estou me sentindo bem e grata por realizar a cirurgia depois de tanto tempo”, relatou, dona Luciene.
O objetivo do programa Opera Paraíba é ampliar a oferta de acesso às cirurgias eletivas de forma complementar a estratégia do Ministério da Saúde (MS), que é de reduzir a fila de espera pelos procedimentos cirúrgicos eletivos.
Por: Napoleão Soares