O Hospital Geral de Mamanguape (HGM), integrante da rede hospitalar estadual, iniciou, nessa terça-feira (25), o atendimento ambulatorial a pacientes com doença renal crônica (DRC). O serviço, que contempla a 1ª Macrorregião de Saúde, reforça o compromisso do Governo da Paraíba em interiorizar os serviços de saúde e garantir mais qualidade de vida para a população paraibana. Inicialmente, foram atendidos 10 pacientes pré-dialíticos, regulados pelo Complexo Regulador Estadual.
De acordo com a médica generalista Daniella Lacerda, responsável pela coordenação do ambulatório, esse tipo de atendimento é crucial, pois envolve a avaliação regular, orientações sobre dieta e estilo de vida, além de monitoramento contínuo da saúde renal do paciente. “Nossa equipe é multidisciplinar e conta com médicos especialistas em nefrologia, além de nutricionista, psicólogo e assistente social. Estamos preparados para oferecer um acompanhamento que visa evitar a progressão da doença e, consequentemente, a necessidade de diálise”, explica.
Além do impacto direto na vida dos pacientes, o novo ambulatório também vai contribuir para a redução da sobrecarga nos serviços de saúde da região do Vale do Mamanguape, proporcionando um atendimento mais próximo e especializado para aqueles que necessitam de cuidados renais.
A aposentada Maria Augusta, 63, foi uma das primeiras pacientes a ser atendida. Moradora do município de Mamanguape, ela comemorou a oportunidade de iniciar o tratamento perto de casa. “Antes, eu tinha que acordar na madrugada para me deslocar para João Pessoa, onde já fiz alguns exames, e, agora, vou poder fazer tudo aqui mesmo, pertinho da minha casa, sem gastar com transporte e alimentação”, disse.
O diretor-geral do HGM, Rodrigo Oliveira, ressaltou a importância da iniciativa. “Com a oferta desse serviço, reafirmamos o nosso cuidado com a saúde pública e com a qualidade do atendimento prestado em nossa unidade, promovendo avanços significativos na assistência aos pacientes que precisam desse tratamento”.
Ao todo, a Paraíba conta com três ambulatórios de DRC voltados ao atendimento e tratamento de pacientes pré-dialíticos. Os outros dois funcionam no Hospital de Clínicas de Campina Grande, que atende à população da 2ª Macrorregião de Saúde, e no Hospital Regional Janduhy Carneiro, em Patos, que contempla os pacientes da 3ª Macrorregião.
A porta de entrada para o serviço é na Atenção Primária em Saúde (APS), ou seja, o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde no seu município para realizar consulta e exames que identifiquem a presença de doença renal crônica a partir do estágio 3-B (quando a doença apresenta os primeiros sintomas, como anemia e doença óssea, mas ainda de forma discreta). Após o diagnóstico, o usuário é inserido pela regulação municipal no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) e o Complexo Regulador Estadual faz a triagem e o agendamento da consulta com o médico nefrologista de acordo com a Macrorregião à qual ele pertence.
Centro de Hemodiálise – Com um investimento superior a R$ 3 milhões, a obra do Centro de Hemodiálise do Hospital Geral de Mamanguape está em fase de conclusão e deve ser entregue em maio deste ano. A nova estrutura, que funcionará anexo ao hospital, representa não apenas um avanço na infraestrutura da unidade, ampliando a referência estadual em nefrologia, mas também um compromisso do Governo da Paraíba em proporcionar um atendimento mais humano e eficaz para pacientes que enfrentam as dificuldades relacionadas às doenças renais.
paraiba.pb.gov.br