O general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, disse que o objetivo do governo brasileiro no encontro do G20 neste fim de semana é “mostrar para a Europa a realidade brasileira, não o que ficam inventando”.
Embora não tenha especificado quem inventaria coisas sobre o Brasil, disse que a alguns interessa prejudicar a imagem brasileira por motivos comerciais.
“É difícil fazer essa acusação. Mas é lógico que a situação econômica do Brasil, sobretudo do ponto de vista do agronegócio, da nossa influência no leste da Ásia, tem influência na Europa. É natural”, afirmou o general, na saída de um jantar informal com o presidente Jair Bolsonaro na embaixada do Brasil em Roma, onde ele está hospedado.
O presidente chegou à Itália nesta sexta e participa da cúpula do G20 no sábado e no domingo. Na segunda, visita a cidade de seus ancestrais. Na terça, ainda participa, em Pistoia, de uma cerimônia em homenagem aos pracinhas brasileiros que morreram na Segunda Guerra, antes de voltar ao Brasil.