O ex-prefeito de Itapororoca, na região do Litoral Norte, José Ribeiro da Silva, mais conhecido por Zé Ribeiro do Abacaxi, morreu na tarde desta quarta-feira (11) aos 63 anos, na UTI do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. Ele lutava contra o câncer há mais de seis meses.
Zé era filiado ao DEM, foi prefeito por um mandato, pelo PP, entre 2001 e 2004. Zé Ribeiro disputou a Prefeitura duas vezes, com os ex-prefeitos Umberto Fernandes de Souza e José Adamastor Madruga. Além de gostar e participar de campanhas política municipal e estadual, o ex-gestor também era produtor de abacaxi e cana-de-açúcar.
Como prefeito, Ribeiro teve ao seu lado, a vice-prefeita Riseuda Nunes, que antes da conclusão do mandato em 2004, ficou no comando do Executivo, de junho a dezembro. O secretário chefe de gabinete a época, era Paulo César Queiroz, um dos nomes forte no governo de Zé.
O ex-prefeito era fã do saudoso poeta e ex-governador da Paraíba, Ronaldo Cunha Lima, assim também do filho, o ex-senador e ex-governador Cássio Cunha Lima. Nas eleições de 2018, uma semana antes do pleito, José Ribeiro recebeu a visita em sua casa, na comunidade de Lagoa do Saco, do amigo Cássio, a quem lhe confiou o voto.
Um ser humano simples, amigo de todos e vencedor, assim era José Ribeiro que nasceu na comunidade rural de Cipoal/Curral Grande, se elegeu prefeito, derrotou lideranças de famílias tradicionais, desde a construção da sua candidatura até chegar a Prefeitura. O baixinho popular (apelido carinhoso dado pelos correligionários) Perdeu uma eleição e ganhou outra. José Ribeiro ingressou na vida pública e ganhou a cabeça de chapa para concorrer o cobiçado cargo de prefeito, através de articulação do jornalista Chico Soares.
A redação do blog, a prefeita Elissandra Brito (Democratas), disse que a população está de luto. “A Prefeitura emitiu uma nota oficial e decretou luto oficial por três dias, pela morte do ex-prefeito José Ribeiro”.
Por: Chico Soares e Napoleão Soares