O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o diretor geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, se reuniram neste domingo, 5, em Roma, para tratar de vários assuntos relacionados à pandemia no Brasil, entre eles, a disseminação da variante Delta. Outro assunto da pauta foi o aumento da produção e compartilhamento da vacinas contra a Covid-19 na América Latina.
Recebeu mais atenção, contudo, a necessidade de controlar a transmissão da variante Delta, bem como sua condição pós-infecciosa e as doenças crônicas não transmissíveis. Por fim, o chefe da OMS acrescentou que concordaram com a necessidade de apoiar as mulheres nas profissões da saúde.
O encontro ocorreu em paralelo à reunião ministerial do G20 sobre a batalha contra a Covid-19 e a busca de estratégias para lidar com futuras crises sanitárias.
Pelo Twitter, Queeiroga agradeceu o encontro. “Obrigado, @DrTedros por uma reunião muito produtiva. Tive o prazer de compartilhar com vocês o sucesso do programa brasileiro de vacinação Covid-19 e a expansão de nossa capacidade de produção local!”
Na página do ministério na mesma plataforma, uma publicação dizia que a estratégia de vacinação brasileira foi elogiada na reunião: “O Diretor-Geral, Tedros Adhanom, parabenizou o ministro Queiroga pelos resultados positivos da campanha de vacinação brasileira”.
MaisPB