Não vem de uma família tradicional na política. Não tem sobrenome conhecido. Era apenas um simples corretor de imóveis, de origem humilde. Acreditou no seu sonho, perseverou e hoje é um dos maiores gestores da Paraíba: Elias Costa (PDT), prefeito de Jacaraú.
Com histórico de atuação na Pastoral da Juventude, movimentos da Igreja Católica e nas lutas sociais da sua comunidade, Elias Costa tentou desde 2000 contribuir com a sua terra, através do seu olhar sensível de como fazer gestão pública. Foi candidato a vereador naquele ano, perdeu; candidato a prefeito em 2008, perdeu; candidato a vice-prefeito em 2012, perdeu.
A recompensa pela perseverança veio em 2016, quando foi eleito para seu primeiro mandato com menos de 800 votos à frente do seu oponente, João Ribeiro, membro de uma oligarquia familiar poderosa na cidade e em todo o Vale do Mamanguape.
Elias transformou Jacaraú em um canteiro de obras e abraçou o povo o que lhe rendeu uma vitória muito mais folgada em 2020, com mais de mil votos de diferença para, novamente, João Ribeiro.
Hoje Elias Costa conta com mais de 80% de aprovação. Não poderia ser diferente. Nos primeiros 100 dias da sua segunda gestão, ele anunciou o Plano Moderniza com investimentos de R$ 10 milhões em recursos próprios para diversas obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos. Resultado de uma política de equilíbrio fiscal.
Além disso, ele criou o Cartão Renda Cidadã, com um auxílio de R$ 50 para aproximadamente 500 famílias carentes, matando a fome de quem precisa e, ao mesmo tempo, aquecendo a economia local.
Recentemente, no segundo ano do seu atual mandato, Elias lançou o Plano Moderniza 2 com um volume ainda mais robusto de investimentos, a maior parte com recursos públicos, mas também através de convênios e emendas parlamentares, o que deve garantir escolas, UBS, pavimentação asfáltica, obras de esgotamento sanitário, compra de equipamentos e veículos, e muito mais.
São tantos investimentos que Jacaraú, um município relativamente pequeno, tem sido bem visto até pela iniciativa privada, a exemplo da rede de lojas Americanas, que se instalou na cidade gerando emprego e renda.
O homem trabalha tão bem feito que até lideranças políticas que eram opositores ferrenhos se renderam ao projeto dele e hoje são aliados.
Elias Costa renova a esperança dos cidadãos de Jacaraú, e de quem puder acompanhar, mesmo de longe, de que a política é, sim, uma ferramenta transformadora de realidades. Mais do que isso, de que qualquer um pode concretizar os seus sonhos mais ousados com garra, força de vontade e preparo.
Por: Napoleão Soares