Com 40 anos de diferença, o casal de Campina Grande, na Paraíba, composto pelo radialista Nixon Motta, de 63 anos, e a estudante de enfermagem Maria Eduarda Dias, de 23 anos, publicou vídeo no TikTok que chegou a 10 milhões de visualizações e causou todo tipo de reação entre os internautas. A maioria dos comentários fez duras críticas ao casal, sobretudo por conta da diferença de idade, e porque quando o relacionamento começou a moça teria apenas 16 anos.
Foi Maria Eduarda quem inicialmente publicou o vídeo em sua conta pessoal. Ela afirmou que não imaginava que a repercussão seria tão negativa. A jovem pensou que as pessoas encarariam a história como uma “linda história de amor” e mostrou-se de certa forma surpresa com a repercussão negativa e as insinuações por parte dos internautas de que o marido seria pedófilo ou de que ela estaria atrás de dinheiro.
Não existe uma lei no Brasil que proíba relacionamentos entre pessoas por conta de diferenças de idade. A lei é clara quando delimita que um maior de 18 anos não pode manter relacionamentos com menores de 14 anos, uma vez que, nesse caso, a relação é considerada ‘estupro de vulnerável’. No entanto, sobre sua história de amor, Maria Eduarda deixou claro que o relacionamento é totalmente consensual e que nunca foi obrigada pelo marido a fazer algo ou ir a algum lugar que não quisesse.
Nixon ainda explicou que conheceu a esposa quando ela tinha 16 anos e 6 meses de idade e que, no início, saíam como amigos, começando o namoro apenas mais tarde. Além disso, fez questão de frisar que Maria Eduarda não está com ele por dinheiro, uma vez que ele mesmo não é rico e estaria desempregado no momento. “Nunca houve esse tipo de interesse da parte dela”, afirmou para a imprensa.
Nixon e Maria Eduarda se conheceram em 2015, quando ele trabalhava como fotógrafo e cobria shows de cantoras locais, como Janine Lima e Eloisa Olinto. Ela, por sua vez, cuidava das redes sociais das cantoras e costumava pedir, via Facebook, fotos feitas por Nixon para utilizar nas divulgações. A ‘relação digital’ acabou quando se encontraram em um evento em Campina Grande, sobre noivas e casamentos, e ambos mal sabiam que anos depois, em 2020, estariam noivos, para finalmente se casarem em junho de 2021.
Maria Eduarda contou que após algumas saídas como amiga de Nixon, em noites nas quais o futuro casal costumava estar acompanhado por mais pessoas, se viu apaixonada por ele, e até sonhou que o beijava. Quando lhe contou sobre o sonho, o namoro começou. No entanto, amigos e familiares de ambos foram contrários à união no início. Hoje, após alguns anos e uma história de apoio mútuo e superação de graves doenças dos dois lados, com ajuda da cara metade, as opiniões mudaram.
Ela sofria de depressão e ansiedade e afirma que graças ao companheiro conseguiu superar o problema e abandonar a medicação. Já ele, em 2018 foi diagnosticado com câncer no intestino e contou com os cuidados da companheira durante o tratamento. Ela o acompanhou em todas as 12 sessões de quimioterapia.
Após o tratamento ser concluído, Nixon voltou ao hospital em 2019 para uma cirurgia de reversão de vasectomia, a fim de atender o desejo da companheira de ser mãe. Um ano depois, em novembro de 2020, Maria Eduarda estava grávida de Maria Alice. Nixon ainda tem mais dois filhos frutos de relacionamentos anteriores, Bruna e Igor, e dois netos, Caleb e Benjamin.
Revista Fórum