O conceituado médico dermatologista, Otávio Sérgio Lopes publicou em suas redes sociais, nessa segunda-feira (28), um vídeo falando sobre o envelhecimento e a pele, e fez alguns alertas para cuidados importantes.
Otávio Sérgio é professor doutor em Dermatologia, especialista em Oncologia cutânea, tem mais de 20 anos de experiência em dermatologia, já atendeu mais de 80 mil pacientes e já realizou mais de 10 mil cirurgias.
De acordo com Otávio Sérgio, a quantidade de pessoas idosas no nosso país tem aumentado bastante.
“Hoje são mais de 30 milhões de pessoas. Todos os órgãos sofrem este processo, porém a pele é a que mais demonstra os traços do tempo, inclusive com o aparecimento de doenças mais comuns nessa faixa etária. Acontece que os dermatologistas, nos últimos, 15 anos, vem estudando muito essa situação, muita coisa boa oferecemos, não deixe de consultar seu dermatologista”, disse Dr. Otávio.
Nem todo idoso tem problema de pele
O dermatologista explica que os organismos, como todas as células do corpo, sofrem envelhecimento, uma mais e outras menos. Mas, também sofrem a influência do meio ambiente, da alimentação, do uso de bebida alcoólica, de drogas, tabagismo, do estresse, das doenças que tiveram e tudo isso reflete no contexto geral do envelhecimento.
Cuidado com a radiação solar
Um ponto muito importante no envelhecimento cutâneo, é a radiação solar. É a quantidade de sol que levei durante a vida. Lógico que esses outros fatores também são importantes. Mas, quando unidos, a radiação solar, cigarro e estresse, tudo isso envelhece muito. Um sinal importante do envelhecimento e que todos nós vemos são aquelas rugas que aparecem. A flacidez da pele, também chama a atenção com o avanço da idade. A atrofia da pele, a diminuição da quantidade de folículos que a gente observa. A gente consegue notar uma diminuição de pelos em todo o corpo. Todas as células do organismo vão sofrer o processo do tempo, mas, algumas sofreram mais em face de se ter levado uma vida muito desregrada.
Cuidado especial
A gente precisa de um cuidado especial principalmente na forma de prevenção. É importante usar protetor solar. Precisa ter cuidado no sentido de uma vida desregrada, como ingerir bebidas alcoólicas. Ter cuidado com a alimentação, com a falta de exercícios físicos. Vamos estimular as pessoas a terem uma vida saudável. É importante frisar que nós podemos intervir no envelhecimento, e tem muitas formas de fazer isso.
Por: Napoleão Soares