Em busca do fortalecimento da fé e do Turismo Religioso no interior paraibano, o deputado estadual Chió (Rede) realizou nos dias 18 e 19 de fevereiro uma peregrinação de 54km na região onde o Padre Ibiapina atuou na construção de casas de caridade e com ações sociais para a população vulnerável. O percurso, de Pocinhos a Solânea, durou mais de 12h e foi feito a pé.
“Padre Ibiapina foi um homem à frente do seu tempo que dedicou sua vida ao povo, principalmente os mais vulneráveis. Hoje, no momento em que vivemos, os ensinamentos do Padre Ibiapina são ainda mais necessários. Por isso a importância dessa rota. Ela vai nos fazer voltarmos para si para reencontrar a nossa missão de amar ao próximo em um mundo tão cheio de ódio e, ainda, será extremamente importante para o desenvolvimento do nosso interior com o fortalecimento do turismo religioso, que vai ajudar centenas de pessoas”, declarou o parlamentar.
A Rota da Fé percorreu os três locais fundados pelo Padre Ibiapina para acolher órfãos e pessoas em situação de vulnerabilidade por volta da década de 1860. As casas de caridade, como são chamadas, foram batizadas de acordo com as três virtudes da teologia cristã: Caridade, no município de Pocinhos; Esperança, na cidade de Esperança; e Fé, no município de Santa Fé, entre Arara e Solânea. O trecho é ano após ano frequentado por fieis que celebram a vida e os ensinamentos do Padre, além das graças alcançadas pela fé no apóstolo do Nordeste, como é conhecido.
A peregrinação do deputado Chió foi encerrada na tradicional missa do dia 19 de fevereiro, relembrando o falecimento do missionário há 142 anos. Nos festejos, o parlamentar esteve com o governador João Azevêdo e fez o pedido ao chefe do Executivo para a formalização da rota no calendário turístico da Paraíba. A rota contou ainda com a participação do deputado Adriano Galdino.
Assessoria