Orgulho para Itapororoca, região e a Paraíba, Deyse Cristina Madruga Carvalho é filha da professora Elza Madruga e de Ivonaldo Carvalho, moradores da cidade, denominada de capital do Abacaxi.

Graduada em Biotecnologia e Pesquisadora, Deyse Madruga, de 28 anos, se formou pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I em João Pessoa, e atualmente está nos Estados Unidos desde setembro de 2022, onde deu início a mais importante etapa da sua carreira acadêmica e científica. Ela conquistou com mérito, o doutorado Sanduíche (2022 – atualmente), University of Texas Branch – Estados Unidos. Deyse é mais uma doutora paraibana. Ela volta do Texas nos (EUA), em agosto 2023.
Doutora Deyse Cristina Madruga Carvalho é graduada em Biotecnologia (2016), possui mestrado em Ciências Fisiológicas (2018) e técnico em Análises Clínicas (2021) pela UFPB. Ela surpreendeu a todos e é sem dúvidas, uma sumidade em sua área de atuação.
Atualmente, é também doutoranda em Ciências Fisiológicas (UFPB) com ênfase em Imunologia Celular e Virologia. Além disso, doutorado sanduíche na Universit of Texas Medical Branc- USA com bolsa pelo programa FULBRIGHT, uma parceria dos Estados Unidos com mais de 160 países. Deyse Madruga Carvalho possui experiência na área de Imunofarmacologia e desenvolve pesquisas relacionadas a atividade antiviral e a anti-inflamatória de esteroides cardiotônicos e outras moléculas biotivas.
Sua tese foi no estudo da atividade antiviral e anti-inflamatória do composto ouabaiana contra o Zica vírus.
Por Chico Soares com informações da UFPB








