A rede municipal de ensino de Itapororoca anunciou, nessa segunda-feira (20), o retorno das aulas presenciais em formato híbrido, no momento que o município avança na vacinação da população contra a Covid-19.
Na última terça-feira (14), todas as unidades coordenadas pela prefeitura, abriram suas portas para cerca de 3.500 estudantes, com uma série de restrições e cuidados preventivos contra o coronavírus.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as máscaras são elementos essenciais para compor o uniforme escolar. A lavagem frequente das mãos e o uso de álcool em gel que, anteriormente, era ato de higiene, passaram a ser obrigatórios para afastar a contaminação pelo vírus. Tapetes sanitizantes e medidor de temperatura são os primeiros itens na entrada das escolas.
O secretário municipal da Educação, Jhef Costa, informou que a Secretaria de Educação Municipal de maneira responsável traçou os mínimos detalhes para garantir um retorno seguro das aulas presenciais.
“Retornamos na última terça de forma híbrida e mobilizamos muito a comunidade escolar para que ela aderisse a esse retorno. Essa resposta tem sido positiva, tanto que as escolas estão com a sua capacidade escalonada atendida. Nossa preocupação é garantir todos os cuidados, tanto que a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde passou nas 15 unidades da rede municipal e na Creche para verificar o que precisava ser adequado e o que precisava ser atendido para que esse retorno fosse seguro”, destaca o Secretário.
O retorno esta sendo escalonado e gradativo, ou seja, nesta terça as aulas reiniciaram, mas não para todos os alunos de forma presencial, as turmas estão divididas de acordo com a capacidade das salas.
“Cada escola tem suas particularidades, a depender do número de alunos e estrutura que possui, os gestores organizaram e informaram quais os dias cada aluno deverão ir. Assim, respeitando o distanciamento entre uma carteira e outra, os alunos de cada sala foram divididos em duas turmas dependendo da quantidade que irão revezar os dias de aula presencial”, finalizou o secretário, Jhef Costa.
Blogchicosoares.com