Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que a disputa à Presidência da República será acirrada em 2026. No cenário de intenção de voto estimulado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teria leve vantagem na disputa do segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 43,4% x 41,6% – e também contra o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) – 43,1% x 39,4%.
Os dados fazem parte da 163ª rodada da Pesquisa CNT de Opinião, divulgada nesta terça-feira (25/2). Foram entrevistadas 2.002 pessoas entre 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Embora Bolsonaro apareça numericamente à frente, ambos os cenários indicam empate técnico, quando os candidatos têm o mesmo percentual de intenções de voto ou apresentam diferença menor do que a margem de erro.
Vale ressaltar que Bolsonaro está inelegível até 2030, após ser condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em reunião com embaixadores, antes das Eleições de 2022.
O ex-presidente ainda enfrenta denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) no caso da suposta intenta golpista.
Outros cenários para 2026
Também foram observados empates técnicos em todas as combinações envolvendo Lula, Fernando Haddad, Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, segundo dados da Pesquisa CNT de Opinião.
Cenário 2 – 2º turno
- Lula teria 41,2% dos votos.
- Tarcísio de Freitas teria 40,7% dos votos.
Cenário 3 – 2º turno
- Jair Bolsonaro teria 43,1% dos votos.
- Fernando Haddad teria 39,4% dos votos.
Cenário 4 – 2º turno
- Tarcísio de Freitas teria 38,3% dos votos.
- Fernando Haddad teria 37,3% dos votos.
Metrópoles