Esta semana, os dois castramóveis do Programa Paraíba Pet, da Gerência Operacional das Políticas da Causa Animal do governo do estado, estão atendendo as demandas da população de mais três municípios paraibanos: Água Branca, Gado Bravo e Alagoa Nova. “Castração é saúde para os animais. Evita a proliferação de cães e gatos, os maus-tratos e o abandono”, reafirma Fabíola Rezende, gerente estadual da Causa Animal. “É o governo do estado levando a política pública da saúde animal do Litoral ao Sertão”.
Distante a 309 quilômetros da capital, João Pessoa, o município de Água Branca, com 10,3 mil habitantes, está localizado na Serra do Teixeira, na porção oeste do estado da Paraíba. A cidade de Gado Bravo, na Região Metropolitana de Campina Grande, tem 8,4 mil habitantes e está situada a 191 quilômetros de João Pessoa. Já Alagoa Nova, na região polarizada pelo município de Esperança, possui quase 20 mil habitantes e localiza-se a 148 quilômetros da capital paraibana.
Na semana passada, os castramóveis do Paraíba Pet estiveram no município de Catingueira, com ações voltadas à saúde e ao bem-estar animal, com serviços de castração gratuita para cães e gatos. “Nosso trabalho vem ganhando força em várias cidades da Paraíba e se consolida como uma política pública de grande impacto social”, garante Fabíola Rezende.
A castração, lembra Fabíola, é essencial para prevenir doenças graves, como tumores reprodutivos e infecções, além de contribuir para o controle populacional, reduzindo o número de animais em situação de abandono. “Tudo isso é, ao mesmo tempo, uma ação de saúde pública e de amor aos animais”. Para ela, “a política de castração é um passo fundamental para transformar a realidade de milhares de famílias que convivem com cães e gatos”.
“Estamos trabalhando para levar o programa a todos os cantos da Paraíba. A castração, além de prevenir doenças e melhorar o comportamento do animal, garante mais saúde, mais vida e menos abandono. É uma medida que une responsabilidade, amor e política pública eficiente”, repete Fabíola Rezende. “São ações que reforçam a parceria entre estado e municípios”.
Em Catingueira, localizada no Sertão paraibano, distante a 344 quilômetros e com pouco mais de 4,5 mil habitantes, ao longo de quatro dias de atividades foram realizados 42 procedimentos de castração de cães e gatos. Também foram disponibilizadas consultas com médicos veterinários, exames laboratoriais de hemograma e testes rápidos para leishmaniose visceral canina.
“O Paraíba Pet tem o objetivo de promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais consciente e responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração, nas ações de educação em saúde, na vacinação disponibilizada pelo SUS e no tratamento de doenças”, garante Fabíola Rezende.
PautaPB