A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de lei que amplia a licença-paternidade de 5 para até 20 dias. O presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), comemorou a aprovação e classificou a medida como uma conquista importante para os pais, mães e crianças brasileiras.
“Hoje, a Câmara vota a favor da família brasileira. Aprovamos o projeto que aumenta a licença-paternidade para até 20 dias. É uma conquista dos pais, das mães, das crianças e de todos os brasileiros. A licença-paternidade é uma garantia constitucional e a Câmara dos Deputados avançou para regulamentar o novo prazo que era de apenas 5 dias”, afirmou o parlamentar.
Hugo Motta ressaltou que a ampliação será feita de forma gradual, com responsabilidade fiscal e respeito aos empregadores. Ele destacou ainda a importância da presença paterna nos primeiros dias de vida da criança.
“Sou pai de dois filhos e sei que mãe é mãe. Independente de qualquer coisa, é fundamental estarmos próximos dos nossos filhos. Mais do que promover a divisão das responsabilidades com as mães, o projeto simboliza o combate a uma desigualdade histórica”, pontuou.
O deputado enfatizou que a medida representa um passo importante para uma paternidade mais ativa, o que traz benefícios também para o retorno das mães ao trabalho. “Com uma paternidade mais ativa, até o retorno das mães para o trabalho se torna mais tranquilo. Estamos falando de ganhos para todos os lados e relações. Cumprimento o relator do projeto, deputado Pedro Campos, pela aprovação”, concluiu.
Por: Napoleão Soares







