Localizada na região do vale do Mamanguape, com uma população de aproximadamente 17 mil habitantes, Itapororoca aparece com a nota 9,0 – está entre os 10 melhores municípios da Paraíba, em índice de transparência pública.
Os dados são do projeto Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF). A nova classificação foi divulgada nesta quinta-feira (8), as cidades de Itapororoca, Jacaraú, Riachão, Serraria e João Pessoa (capital da Paraíba), atingiram a nota 9,0.
O resultado baseou-se em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla) que cumpriu as exigências da lei de acesso à informação, disponibilização de itens considerados boas práticas – publicação de receitas, despesas, editais e resultados de licitações, relatório de gestão, nomes dos servidores públicos funções e salários.
A todo, foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e Distrito Federal. As notas variam de 0 a 10. O critério para o desempenho no ranking do MPF vem se somar as avaliações consideradas positivas que a Prefeitura da cidade de Itapororoca vem recebendo com a relação à transparência da gestão.
Da Assessoria PMI