A doação definitiva do terreno onde será construída a sede do IFPB Campus Areia foi publicada no Diário Oficial do Estado, representando um passo decisivo para a permanência da unidade no município. A articulação foi viabilizada pelos deputados estaduais Tião Gomes (PSB) e Chió (Rede), que atuaram conjuntamente para garantir a aprovação do projeto na Assembleia Legislativa da Paraíba e, em seguida, dialogaram com o governador João Azevêdo para a imediata concretização da doação.
Os parlamentares destacaram a importância da permanência do campus em Areia, considerando o risco real de a unidade ser transferida para outro município devido à falta de espaço físico adequado. A doação do terreno, com 4 hectares, localizado no Sítio Capim de Cheiro, zona rural do município, assegura a continuidade e a expansão das atividades educacionais na região.
A medida foi celebrada pela comunidade acadêmica, que manifestou publicamente agradecimentos aos deputados e ao governador. A reitora do IFPB, Mary Roberta, enfatizou que a conquista permitirá mais investimentos em ensino, pesquisa e extensão. “Nesse local será construída uma edificação que levará mais conhecimento e desenvolvimento para a cidade e a região”, afirmou.
Professores e estudantes também comemoraram a conquista. “Esse espaço doado pelo governo do estado trará mais estrutura ao nosso campus. É com muita gratidão e alegria que recebemos essa notícia e agradecemos a todos que contribuíram com essa importante conquista”, disse a professora Nádia. Já a estudante de Gastronomia, Josi, afirmou que a doação representa a realização de um sonho antigo: “Agora podemos dizer que temos um campus nosso”.
Atualmente, o IFPB Campus Areia funciona em sede provisória no bairro Jussara e oferece cursos técnicos em Gastronomia, Administração e Restaurante e Bar. Com a oficialização do terreno, a expectativa é de que o Governo Federal invista cerca de R$ 25 milhões na construção da nova estrutura e aquisição de equipamentos.
Portal do Litoral PB