Enquanto muitos acreditam que o tempo de estudar já passou, dona Maria, uma senhora de 73 anos, prova que a vontade de aprender não tem idade. Moradora de Rio Tinto, no Litoral Norte paraibano, Maria segue dedicada e cheia de sonhos; ela decidiu concluir os estudos e se inscreveu para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, dia 9 de novembro.
Durante as aulas preparatórias, dona Maria chamou a atenção e despertou admiração pela disposição, curiosidade e amor pelo conhecimento. Sua história viralizou nas redes sociais após o relato de uma professora que destacou a força e a inspiração da aluna. “No primeiro instante, fiquei admirada com sua disposição e, no segundo, inspirada. Em meio a um cenário em que tantos jovens desistem diante das dificuldades, ver alguém com tanto amor pelo conhecimento é um verdadeiro lembrete de que nunca é tarde para recomeçar”, contou a professora em uma publicação que comoveu internautas.
Mais do que uma trajetória de superação, dona Maria simboliza a importância da educação como direito e oportunidade em qualquer fase da vida. Ela enfrenta os desafios com serenidade e determinação, mostrando que o tempo certo é aquele em que se decide tentar. “Não é sobre romantizar as dificuldades, mas reconhecer o quanto histórias como a dela reacendem em nós a vontade de continuar”, destacou a professora.
Com o caderno em mãos e o coração cheio de esperança, dona Maria segue firme no propósito de realizar o sonho de estudar e conquistar novos horizontes. Sua jornada inspira e emociona quem acredita que aprender é um ato de coragem, amor e recomeço.
PB Vale







