As vinte primeiras urnas, escolhidas pelas entidades fiscalizadoras na cerimônia, estão sendo expostas ao “Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas”, que consiste na verificação do funcionamento das urnas sob condições normais de uso (Votação Paralela), enquanto que outras 3 (três) urnas eletrônicas serão submetidas à verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados. Na Paraíba, 20 localidades terão urnas auditadas. Todo o processo está sendo transmitido ao vido pelo , pelo canal oficial do TRE-PB no Youtube.
O Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas acontece no mezanino do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa/PB, no mesmo horário da votação oficial. Concluída a votação, os boletins das urnas auditadas serão emitidos.
Além de João Pessoa, urnas de Mamanguape, Campina Grande, Guarabira, Cajazeiras, Santa Rita, Patos, Itabaiana, Alhandra, Uiraúna, Campina Grande, Puxinanã, João Pessoa, Conde Pombal, São Bento, Brejo do Cruz, sapé e Piancó também serão auditadas.
O Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, sob condições normais de uso (Votação Paralela), que acontecerá nas urnas das 20 (vinte) seções escolhidas, consiste em realizar uma votação paralelamente à votação oficial, a fim de comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo que foi escrito em uma cédula de papel e em um terminal de apuração independente. Tudo é feito em ambiente filmado e fiscalizado.
É um procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral desde 2002 com o objetivo de testar a segurança na captação e contabilização do voto pela urna eletrônica, conferindo transparência ao Processo Eleitoral.
Ao final do processo, os votos registrados nas urnas eletrônicas deverão ser os mesmos encontrados nas urnas de lona que armazenarão as cédulas de papel preenchidas pelas(os) representantes das entidades fiscalizadoras, e por alunas e alunos dos Colégios Lourdinas e Pio X.
Diversas entidades fiscalizadoras participaram da cerimônia: Partidos Políticos, Ministério Público, Polícia Federal, Tribunal de Contas da União (TCU), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro, a Assembleia Legislativa e a Associação Paraibana de Imprensa. Do ClickPB.