A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, na manhã desta quarta-feira (15), por meio de plataforma on-line, o Seminário Estadual Dezembro Vermelho, para compartilhamento dos dados de 2021 e planejamento das ações para 2022. O mês de dezembro marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis).
A discussão chamou a atenção para as ações de prevenção, assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV e Aids, sobretudo em relação à facilidade de acesso para testagem e tratamento. Segundo a gerente operacional de condições crônicas e IST da SES, Ivoneide Lucena, é importante promover a qualificação dos serviços de apoio, sobretudo na atenção básica, para amparar a população que precisa de atendimento.
“O Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs (SAE – CTA) são a porta de entrada para receber esses pacientes. Apesar de se tratar de uma doença crônica, o HIV/Aids é controlável e os usuários precisam dessa assistência de prevenção, diagnóstico e tratamento na primeira linha de cuidado e não no serviço hospitalar”, explicou.
Em relação ao planejamento anual para 2022, foram propostas ações para facilitar o acesso dos pacientes aos medicamentos antirretrovirais, que ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. A chefe do Núcleo de IST/AIDS da SES, Joanna Ramalho, também defende outras iniciativas para detectar a presença do vírus na comunidade e garantir o tratamento necessário. “É importante facilitar o acesso da população aos exames, ampliando a oferta de testes rápidos e de autotestes para os mais vulneráveis. Para isso, é importante contar com a parceria junto às gerências e municípios, que estão em contato direto com os usuários do SUS”.
O seminário contou ainda com a participação do diretor-geral do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, Fernando Chagas, das Gerências Regionais de Saúde do estado e das Secretarias de Saúde municipais.
As ações alusivas ao Dezembro Vermelho estendem-se por todo o mês e, nesta sexta-feira (17), haverá a oferta de teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais, além de distribuição de preservativos na rua da Areia, em João Pessoa, a partir das 14h.
Assessoria