O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira, indica possível retomada do crescimento de casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave no país. A doença é causada principalmente pela Covid-19.
Segundo a Fiocruz, já é possível perceber esse quadro no Rio de Janeiro nas últimas seis semanas. O estado tem o maior número de casos da variante Delta. Conforme o levantamento, é a primeira vez que isso acontece desde o fim de março deste ano.
Além da capital fluminense, Florianópolis, Porto Alegre e Rio Branco também apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo. Outras dez capitais apresentam sinal de estabilização e nove, de queda, nesse recorte. O pesquisador da Fiocruz, Marcelo Gomes, afirma um cenário de deslocamento da curva da pandemia em todo o país, com interrupção de queda.
Para o especialista, a flexibilização das medidas de enfrentamento à pandemia justifica a interrupção de queda no número de casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave no país.
De acordo com o Infogripe, nove estados apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com transmissão comunitária em nível extremamente alto; todos as demais registram nível alto.
Agência Brasil