O município de Marcação é a cidade paraibana que mais vacinou completamente seus habitantes contra a Covid-19 no Estado. O dado é do painel de vacinação da secretaria estadual de Saúde, o “vacinômetro”, e aponta que a cidade apresenta 67,13% de cobertura vacinal. O termo é utilizado para se referir ao percentual do público alvo que está totalmente vacinado contra uma doença.
Em seguida, aparece a cidade de Baia da Traição, com 59,88% dos seus habitantes já vacinados com as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou através da dose única. Completa o “top três” São José do Brejo do Cruz, que apresenta uma cobertura vacinal de 33,64%.
Tanto Marcação como Baia da Traição apresentam níveis bastante elevados se comparados aos demais pois grande parte da sua população é composta por indígenas aldeados, e eles foram um dos primeiros grupos prioritários a serem vacinados seguindo o Programa Nacional de Imunizações (PNI), conforme lembrou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros.
Do lado inverso da tabela, os municípios que apresentam os piores índices de cobertura vacinal no Estado são Mamanguape, com 9,40%, Alhandra, com 9,65% e Caaporã, com 10,68%.
Cidades importantes como Cajazeiras (em 72º lugar, com 20,75%), Patos (125º lugar, com 18,72%), João Pessoa (136º lugar, com 18,29%) e Campina Grande (188º lugar, com 15,93%) apresentam diferentes índices. Os dados são referentes à última atualização feita na plataforma até o fechamento desta matéria. A ferramenta é atualizada diariamente e pode ser acessada clicando aqui. Para ver a tabela em ordem decrescente, basta clicar em “Cobertura Vacinal”, na última coluna à direita.
Ao analisar a relação, no entanto, o secretário Geraldo Medeiros reconhece que os dados exibidos na plataforma poderiam ser melhores. Ele explicou que algumas secretarias municipais de saúde não atualizam seus respectivos dados de vacinação diariamente, e com isso, alguns dos dados exibidos pela secretaria estadual apresentam um atraso.
“O estado não aplica a vacina, então cabe ao município aplicar e diariamente alimentar, registrar no SI-PNI [Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações] as doses aplicadas. Sempre há um déficit, porque nem todos os municípios alimentam diariamente”, disse.
Dados estaduais
Ainda segundo os mais recentes dados da plataforma de vacinação até o fechamento desta matéria, a Paraíba apresenta 13,33% de cobertura vacinal contra a Covid-19. Segundo o vacinômetro, foram aplicadas 1.333.778 doses referentes à D1 (33,02% da população alvo), 516.058 referentes à D2 (12,78%) e outras 22.284 doses (0,55%) da vacina da Janssen, que consiste em dose única.
Com Polêmica Paraíba